Capa

Keila quebra o recorde brasileiro do triplo no Troféu Brasil/Caixa de Atletismo

07.06.2013  |    8 visualizações

Saltadora pernambucana marcou 14,58 m no Ibirapuera e diz que está na melhor fase de sua carreiras

São Paulo (sexta-feira, 7 de junho de 2013) - A pernambucana Keila Costa alcançou o melhor desempenho individual do Troféu Brasil/Caixa de Atletismo 2013, no segundo dia da competição, que irá até domingo 9, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Ela venceu o salto triplo na tarde desta sexta-feira 7, com 14,58 m, obtido na sexta e última tentativa, com vento de 2.0 m/s, no limite para a homologação de resultados. Assim, ela superou em um centímetro seu recorde brasileiro anterior, que era 17,57 m e fora alcançado também no mesmo Estádio, na disputa do Sul-Americano de 2007. Antes, no segundo salto, ela já havia quebrado seu recorde do torneio, ao marcar 14,26 (1.9) - o anterior era 14,18 m, de 2012. Keila, de 30 anos, atleta da BM&FBovespa, superou o índice de qualificação para o Campeonato Mundial de Moscou, que é 14,20 m.

"Esta é a melhor temporada de minha vida", afirmou Keila, na zona mista, aos jornalistas. "Estou novamente em grande fase técnica, mas estou mais preparada fisicamente e com mais força mental", explicou a atleta, que credita suas boas condições atuais também ao trabalho do treinador Neilton Moura. Na entrevista, Keila lembrou que sua primeira grande conquista foi no triplo, com a medalha de bronze ganha no Mundial de Juvenis de Kingston 2002. Na categoria principal, porém, ganhou a medalha de bronze no Mundial Indoor de Doha 2010, no salto em distância. "Não estou dividida, o salto em distância me ajuda no triplo, que é a minha melhor prova", garantiu a atleta que, ela considera, se salta 14,60 m em Moscou entrará entre as primeiras do Mundial. Sua marca de hoje é a quinta melhor do ano no mundo. "Desde 2007 e 2008 que não me sentia tão bem. Na época, saltei 14,57 m no triplo e 6,88 m no salto em distância. Amanhã (8) farei a qualificação do salto em distância e espero estar na final de domingo. Espero fazer o índice de 6,65 m e disputar também o salto em distância no Mundial", completou.

DEU ANDERSON NOS 400 M
No 400 m, o gaúcho Anderson Henriques (Procempa/Sogipa), qualificado para o Campeonato Mundial, foi o vencedor. Ele completou a distância em 45.64, ganhando o seu segundo título da competição (o primeiro foi em 2011, quando ainda era juvenil).

A vitória de Anderson não foi fácil. Ele travou um duelo equilibrado com Pedro Luiz Burmann, seu companheiro de clube e de treinamento em Porto Alegre, que ganhou a medalha de prata, com 45.69. "Saí bem forte e vencer o Troféu Brasil sempre é muito bom", comemorou Anderson, de 21 anos. "Agora é analisar as parciais da prova e ver o que precisa ser melhorado. Estou muito feliz com o tempo e espero ser mais rápido", completou.

Pedro também ficou satisfeito com o desempenho. "Corri bem. Foi um dos melhores resultados da minha vida", disse o corredor, que assim como Anderson se classificou para o Sul-Americano da Colômbia, em julho.

A participação dos dois atletas na competição, porém, depende de uma reunião do técnico Leonardo Ribas como os dirigentes da CBAt. "Temos a condição de disputar também a Universíada precisam resolver qual seria a melhor alternativa", contou Anderson, referindo-se ao torneio também marcado para julho, em Kazan, na Rússia.

JOELMA VENCE NO FEMININO
Nos 400 m feminino, a maranhense Joelma das Neves Sousa (BM&FBovespa) comemorou a sua primeira vitória no Troféu Brasil/Caixa. Aos 28 anos, a atleta marcou 52.32. "Valeu ter paciência e esperar por esse momento", disse. "Vencer este torneio meu deu um sentimento muito gostoso, como se ganhasse uma competição especial internacional."

As nordestinas, aliás, dominaram a prova. A piauiense Cristiane dos Santos Silva (RAC) ficou em segundo lugar, com 53.05, seguida da paraibana Jailma Sales de Lima (BM&FBovespa), com 53.15.

O Troféu Brasil/Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-realização da Federação Paulista, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Resultados completos, programação e mais informações no link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp

ASSESSORIA DE IMPRENSA - TROFÉU BRASIL/CAIXA DE ATLETISMO-2013
Benê Turco - bene@cbat.org.br - (11) 97151-9434
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br - (11) 96541-0961
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
Carlos Costa - carlosgcosta@globo.com
Fotos: Wagner Carmo - wagnercarmo@inovafoto.com

SITE DA CBAt: www.cbat.org.br
CBAt NO TWITTER: http://twitter.com/bra_atletismo
CBAt NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/oficialcbat
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)