CBAt abre os debates para formatação do programa de ações para o Rio 2016
09.06.2013
| 12 visualizações
Encontro de Treinadores Nacional foi realizada na noite deste sábado no Hotel Transamérica em São Paulo
O debate para a definição das ações da CBAt no ciclo olímpico que culminará nos Jogos do Rio 2016 teve início na noite deste sábado 8, no 1º Encontro Nacional de Treinadores de Atletismo de Rendimento. Para o evento, que aconteceu no Hotel Transamérica, na capital paulista, o presidente da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, recebeu dezenas de técnicos. Todos ouviram a apresentação feita pelo superintendente de Alto Rendimento da Confederação, professor Antonio Carlos Gomes.
Foi apresentado um plano básico de 14 pontos e entre as propostas colocadas estão a criação do Laboratório Nacional de Avaliação Física, a formatação de um Banco de Dados para o Atletismo do País e o desenvolvimento de um Ranking Nacional de Treinadores.
"Também é importante estabelecer um Sistema Nacional de Treinamento de Atletismo", afirmou Antonio Carlos, que começou como atleta, foi treinador, estudou e trabalhou vários anos na antiga União Soviética, e também teve intensa vida acadêmica.
Na academia, aliás, o atletismo pode encontrar um apoio importante, opinou o superintendente de Alto Rendimento: "Há cerca de 1.200 professores de atletismo em cursos universitários no Brasil, temos que chamar este pessoal para nos dar subsídios e ampliar o debate."
"Todos receberão estes pontos para análise e poderão apresentar suas propostas, por escrito, até o fim de agosto. Em seguida, vamos sistematizar as propostas, que serão, então, levadas ao Fórum Brasil de Atletismo, no fim de outubro ou começo de novembro. Aí, sim, o Fórum terá caráter deliberativo e definirá o programa a ser implantado para o período 2014-2016", disse Antonio Carlos.
A maioria dos treinadores dos atletas de ponta do País esteve presentes, assim como representantes da Universidade Federal de Minas Gerais e de Lavras. Além de dirigentes, como o vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, e os presidentes das Federações do Distrito Federal (Paulo Roberto Maciel da Silva), Rio Grande do Norte (Magnólia Figueiredo), Piauí (Marcia Cristiane Araújo) e Amazonas (Margareth Bahia Marques).
Depois da palestra, treinadores e dirigentes presentes ao Encontro puderam comentar os pontos propostos. Colocaram situações que vivem em suas cidades.
Por sua vez, o presidente Toninho Fernandes falou da situação da Confederação e lembrou que o atletismo vive uma situação especial: "O Governo Federal criou o Programa ATLETA NA ESCOLA, especialmente para o Atletismo, com envolvimento direto dos Ministérios do Esporte e da Educação. É uma providência que sempre pedíamos, e que chegará a cerca de 5 milhões de estudantes."
Ao encerrar, Toninho reforçou o convite para que todos estudassem as propostas e fizessem as suas e enviassem à CBAt.
ASSESSORIA DE IMPRENSA - TROFÉU BRASIL/CAIXA DE ATLETISMO-2013
Benê Turco - bene@cbat.org.br - (11) 97151-9434
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br - (11) 96541-0961
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
Carlos Costa - carlosgcosta@globo.com
Fotos: Wagner Carmo - wagnercarmo@inovafoto.com
SITE DA CBAt: www.cbat.org.br
CBAt NO TWITTER: http://twitter.com/bra_atletismo
CBAt NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/oficialcbat