Capa

Brasileiros são apresentados ao calor de Cartagena

03.07.2013  |    5 visualizações

Seleção disputa o Sul-Americano a partir de 6ª feira na Colômbia

Cartagena (quarta-feira, 03 de julho de 2013) - Os atletas brasileiros treinaram nesta quarta-feira 3 pela primeira vez no Estádio Elías Gutiérrez, local das disputas do 48º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, de sexta-feira 5 a domingo 7, na cidade colombiana de Cartagena. E foram apresentados, logo às 08:30 locais (10:30 de Brasília), ao forte calor e alta umidade da cidade.

Às 10 horas, quando muitos atletas já haviam encerrado o treinamento, o termômetro no estádio mostrava 32 graus à sombra e uma sensação termina de quase 40 graus na pista, aquecida por um sol forte e potencializada pela umidade de 78%.

"O grande problema é com a hidratação e mesmo assim você demora a se recuperar do esforço", comentou Franciela Krasucki. "Ainda bem que eu corro 100 m", brincou a velocista, qualificada para o Mundial de Moscou, de 10 a 18 de agosto, na Rússia.

Alguns atletas tiveram um pouco mais de sorte, como o catarinense Darlan Romani. Ele treinou a maior parte da manhã na sala de musculação, localizada numa estrutura anexa ao estádio, que tem ar condicionado. "Deu para fazer toda a série de exercícios e depois pegar um pouco de sol na pista", disse o recordista brasileiro do arremesso do peso, que busca o índice de 20,16 m na prova para o Mundial.

A primeira dificuldade da delegação no início do treino, na verdade, foi em providenciar água e gelo. "Os cuidados com a hidratação dos atletas precisam ser grandes", lembrou o médico Cristiano Laurino, que acompanha a delegação.

Para assegurar todos os cuidados, o superintendente de Alto Rendimento da CBAt, Antonio Carlos Gomes, disse que a entidade irá garantir uma boa infraestrutura ao grupo. "Vamos montar uma tenda ao lado do estádio, com muita água, isotônico, frutas, gelo, macas para massagem e fisioterapia", informou Antonio Carlos, preocupado.

O Congresso Técnico do Sul-Americano será realizado nesta quinta-feira 4, no Hotel Caribe, em Cartagena, quando se definirá o número final de participantes e a confirmação do programa horário em função dos inscritos.

REFORMA
O Estádio Elías Gutiérrez, construído para os Jogos Centro-Americanos e do Caribe de 2006, foi reinaugurado em março deste ano, depois de passar por uma completa reforma, que refez desde a terraplanagem, cuidou da retirada de material orgânico do solo e de uma drenagem mais eficiente para evitar os danos causados com o solapamento da pista anterior.

SAUDADES
Luiz Alberto de Araújo, que busca o índice de 8.108 pontos no decatlo para o Mundial de Moscou, curtiu o nascimento de seu filho Samuel, no último domingo. Ele apoiou a mulher Camila até segunda-feira. "Foi tudo muito bem. Os dois estavam saudáveis e eu pude viajar mais tranquilo", disse o atleta.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO CAMPEONATO - ACESSO PELO LINK ABAIXO:
http://consudatle.org/48campeonato_sudamericano_de_mayores_cartagena_de_indias_colombia_2013.php

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br (11) 97151-9434
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br (11) 96541-0961
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br

SITE DA CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: http://twitter com/bra_atletismo
FACEBOOK: http://www.facebook.com/oficialcbat
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)