Capa

Governo Federal anuncia construção de 285 Centros de Iniciação Esportiva

12.12.2013  |    4 visualizações

Todos os 26 Estados e o Distrito Federal serão contemplados

São Paulo (Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2013) - Durante o Fórum Técnico realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em novembro, em São Paulo, o secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, já havia anunciado o projeto do Governo Federal, para a construção de 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). Na terça-feira (12), o projeto foi lançado oficialmente em Brasília pelo ministro Aldo Rebelo, na presença de autoridades do Governo, parlamentares e mais de 100 prefeitos de cidades contempladas.

No total serão 285 CIEs, em 263 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. Destes 285 Centros, 168 seguirão as especificações do "Modelo III". Isto é: terão estruturas para prática do atletismo. No total, serão investidos nas obras R$ 967 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União. O projeto integra o PAC 2 (Programas de Aceleração do Crescimento).

O projeto foi apresentado por Ricardo Leyser. "A realização dos Jogos Olímpicos no Rio sensibilizou o Governo para a importância da base esportiva e a necessidade de oferecer estruturas em padrões oficiais para crianças e jovens iniciarem a prática de diversas modalidades", disse Leyser. "Projetos para o alto rendimento espalharam investimentos para a base", explicou o secretário.

Os CIEs contemplarão 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball), e uma não-olímpica (futsal).

Compareceram, ainda, à solenidade, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o secretário do PAC no Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, o diretor executivo de Esportes dos Jogos Rio 2016, Agberto Guimarães.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco (bene@cbat.org.br) - (11) 97151-9434
João Pedro Nunes (nunes@cbat.org.be) - (11) 96541-0961
Maiara Batista (maiara@cbat.org.br) - (19) 3406-8386

CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat
CORRIDAS DE RUA: http://www.cbat.org.br/corrida/default.asp
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)