Capa

Brasil alcança objetivos no Mundial de Revezamentos

26.05.2014  |    3 visualizações

As equipes das quatro provas olímpicas foram finalistas e garantiram vaga no Mundial de Pequim-2015

Nassau - Bahamas (segunda-feira, 26 de maio de 2014) - O Brasil cumpriu sua missão no Campeonato Mundial de Revezamentos, encerrado neste domingo 25 em Nassau, nas Bahamas. O País participou da primeira edição do evento instituído pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), com equipes nas quatro provas olímpicas: 4x100 e o 4x400 m, no masculino e no feminino.

"O desempenho das equipes correspondeu às nossas expectativas, como já falávamos antes da competição", disse José Antonio Martins Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). "As quatro equipes que trouxemos a Nassau se classificaram para as finais e garantiram classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim, na China, no ano que vem. Esse era o nosso objetivo", complementou o dirigente.

A preparação dos revezamentos é organizado em parceria com o COB, com recursos também da CAIXA e do Programa Brasil Medalhas do Governo Federal os Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas o presidente da CBAt lembra de muitas ações da Confederação voltadas para outros segmentos do esporte, como a descoberta de talentos.

"A massificação do esporte e a ampliação da base é muito importante, por isso agimos com os Ministérios da Educação e Esporte para ampliar a prática do esporte nas escolas", prosseguiu o dirigente. "Creio o trabalho tem sucesso, pois segundo pesquisa da FGV/FIFAMaster, o Atletismo já é mais praticado do que o futebol entre os estudantes", falou.

QUADRO POSITIVO
Ricardo D’Angelo, treinador-chefe do Brasil nas Bahamas, mostrou-se satisfeito com a atuação dos revezamentos. Para ele, o quarto lugar obtido pela equipe masculino do 4x100 m mostra o grande potencial do grupo, que tem média de apenas 22 anos.

"Os atletas formam um grupo que tem muito a crescer. O bom tempo de 38.10 obtido no Mundial mostra que é possível a obtenção de melhores resultados a partir do trabalho realizado", lembrou D’Angelo.

Para ele, o 4x100 m feminino e o 4x400 m masculino ficaram dentro do esperado. "Apesar das alterações feitas nas equipes, elas foram finalistas como ocorreu no Mundial de Moscou. A Ana Cláudia (Lemos), que se recupera de contusão, faz muita falta. Já no 4x400 m ainda precisamos reunir o grupo todo em boas condições físicas", explicou o treinador, referindo-se aos problemas físicos enfrentados este ano por Pedro Burmann, Anderson Henriques e Hugo Balduíno.

D’Angelo lembra também que o 4x400 m feminino correu dentro de suas possibilidades. "Temos uma equipe para correr na casa dos 3:30 e as atletas conseguiram isso na qualificação. Acho que no geral os resultados mostraram que o trabalho está sendo bem feito. Todas as equipes correram a melhor marca da temporada em Nassau. Foi dado um passo à frente no projeto dos revezamentos", concluiu.

A segunda edição do Campeonato Mundial está confirmada para 2015. Será realizada também no bonito Estádio Thomas Augustus Robinson, num reconhecimento à tradição e aos grandes resultados obtidos pelos países do Caribe nas provas de velocidade.

Mais informações sobre a competição no endereço abaixo:
http://www.iaaf.org/competitions/iaaf-world-relays

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br

CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcba
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)