Capa

CBAt monta estrutura de atendimento multidisciplinar para Seleção no Mundial de Revezamentos

09.06.2014  |    6 visualizações

Atletas aproveitaram o apoio de qualidade e garantiram a vaga do Brasil nas provas de Revezamento para o Mundial de Pequim

São Paulo (segunda-feira, 9 de junho de 2014) - A Confederação Brasileira de Atletismo proporcionou aos seus atletas as mesmas condições oferecidas pelas principais equipes estrangeiras que disputaram o Campeonato Mundial de Revezamentos em Nassau, na Bahamas, em 24 e 25 de maio último.

Assim, a CBAt providenciou a montagem de estrutura para atendimento aos atletas ao lado da pista de aquecimento - anexa ao Estádio Thomas Augustus Robinson, onde a primeira edição do Mundial de Revezamentos foi disputada.

As tendas do Brasil e de outras seleções contavam com três ou quatro macas, para que vários profissionais - médico, fisioterapeutas e massagistas - pudessem atender simultaneamente o maior número de atletas.

No hotel, a CBAt montou sua sala de atendimento pós-competição. Ali os atletas tinham acesso ao pessoal da equipe multidisciplinar de apoio, como médico, fisioterapeuta, massagista, psicólogo, nutricionista.

Além do atendimento aos atletas, o médico da delegação tem como função acompanhar os atletas eventualmente chamados para participar do controle antidopagem.

A nutricionista orientou os atletas quanto aos cuidados a serem observados na alimentação, antes, durante e depois das provas. A psicóloga realizou reuniões motivacionais e fez atendimentos em grupos e individuais.

Portanto, entendemos que todos os pontos importantes foram cercados de grande atenção pela Confederação, para que os atletas brasileiros e a comissão técnica pudessem ter a retaguarda no padrão dos principais países que participaram do Mundial de Revezamentos.

Valeu o esforço, que deu bons resultados. Tantos que nossas quatro equipes participantes cumpriram sua missão nas Bahamas: todas foram à fase final em suas provas e garantiram a vaga do País no Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim, na China, em 2015.

É importante lembrar que pudemos montar essa estrutura no Mundial e fazer a preparação adequada, com a realização de campings de treinamento e competição, graças ao apoio de nossos parceiros, como a CAIXA, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro.

JOSÉ ANTONIO MARTINS FERNANDES
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br

CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)