Thiago e Edivania participam de finais no Mundial de Juvenis
23.07.2014
| 6 visualizações
Os 1.500 m e o dardo serão nesta quinta-feira, em Eugene, nos Estados Unidos
Eugene (quarta-feira, 23 de julho de 2014) - Thiago André e Edivania Araujo entram nesta quinta-feira 24 no Estádio Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, para disputar as finais dos 1.500 m e do lançamento do dardo no Campeonato Mundial de Juvenis de Atletismo, que começou terça 22 e prossegue até domingo 27, com a participação de mais de 1.500 atletas de 167 países.
Thiago é considerado uma grande promessa. Com 18 anos, já subiu ao pódio em campeonatos brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, tanto de pista como de cross country. Sétimo colocado no Ranking Mundial dos 1.500 m até 19 anos, com 3:40.59, venceu bem a prova classificatória na terça-feira, chamando a atenção de especialistas.
A tranquilidade e a velocidade parecem ser os seus maiores segredos. "Vou entrar na competição como se estivesse num Sul-Americano. Sempre faço uma prova tática porque sei que tenho boa chegada. O objetivo é correr bem e ficar esperto", disse o atleta nascido em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
O reconhecimento ao seu talento foi dado antes de sua estreia no Mundial. Ele foi o único brasileiro escolhido para colher sangue e fazer o passaporte biológico. "Achei que era um exame normal de dopagem, mas quando cheguei ao lugar, o médico (Warlindo Carneiro) me disse que iam me tirar sangue. Fiquei nervoso. Não gosto de agulha de jeito nenhum", lembrou.
O técnico Adauto Domingues, que orienta o corredor desde o ano passado, tem consciência das dificuldades que Thiago encontrará na final. Por isso, estabeleceu metas. "A primeira era passar pela semifinal. Agora é correr para ser o primeiro não-africano na prova, melhorar seu resultado pessoal e, se tudo der certo, tentar uma medalha", comentou o treinador, que tem entre os seus fundistas Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York.
As dificuldades de Edivania Araujo são consideradas ainda maiores. Ela passou com a 11ª marca para a final (51,64 m) e tem como objetivo melhorar o seu recorde pessoal de 52,51 m. "As meninas estão lançando bem e eu tenho de procurar fazer o meu melhor", disse a pernambucana de Petrolina, que treina com Claudinei Vaz de Lima no Centro de Excelência de São José do Rio Preto (SP).
Mais cinco brasileiros estreiam nesta quinta-feira no Mundial de Juvenis: Izabela Rodrigues no lançamento do disco, Valdivino dos Santos no arremesso do peso, Nubia Soares e Gabriele Santos no salto triplo, e Mirna Marques nos 200 m. Vitor Hugo Mourão, que disputa os 100 m, corre também as eliminatórias dos 200m.
Os destaques no Ranking da IAAF são Izabela Rodrigues, sexta colocada no disco, com 55,32 m, e Nubia Soares, oitava no triplo, com 13,68 m (0.7).
"Acho que a luta é com a gente mesmo. Vou buscar o melhor resultado e, se conseguir, garanto uma vaga na final", comentou o paulista Valdivino dos Santos, que tem 19,20 m como recorde pessoal no peso.
Recurso - A equatoriana Angela Tenorio, que havia sido desqualificada nas eliminatórias dos 100 m na terça-feira, ganhou um recurso contra a punição e disputou uma prova sozinha após a final dos 10.000 m masculinos. Acabou fazendo 11.27 (1.2), o segundo melhor tempo na classificação geral. O primeiro foi obtido pela britânica Dina Asher-Smith, com 11.18 (0.3).
Mais informações no site da competição:
http://www.iaaf.org/competitions/iaaf-world-junior-championships
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
CBAt: www.cbat.org.br
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat