Capa

CBAt e InCor lançam projeto DNA do Atletismo Brasileiro

14.05.2015  |    14 visualizações

Evento aconteceu em São Bernardo do Campo, após o Congresso Técnico do Troféu Brasil Caixa de Atletismo

São Bernardo do Campo (SP) (quinta-feira, 14 de maio de 2014) - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, fizeram o lançamento oficial do projeto DNA do Atletismo brasileiro nesta quarta-feira (dia 13), em evento no Hotel Palm Leaf, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, logo após o Congresso Técnico do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

A proposta é fazer a leitura do código genético de 500 atletas de alto rendimento. "Já recolhemos material de 60 atletas, mas precisamos mais e 500 é o número ideal", disse Antonio Carlos Gomes, superintendente de alto rendimento da CBAt.

Da parte do InCor o responsável pelo projeto é Rodrigo Gonçalves Dias, doutor em ciência do exercício pela USP. Rodrigo explicou que "o avanço científico e tecnológico, os custos para desenvolver a pesquisa caíram muito". Mas, explicou, "estamos trabalhando na busca dos recursos necessário".

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, falou da importância do projeto. "Não sei de nenhuma confederação que toca projeto de tal envergadura", afirmou o dirigente.

Estiveram presentes treinadores e dirigentes de clubes que participam do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que começou na manhã desta quinta-feira (14) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, além de representantes da mídia esportiva. Também participou do evento o bicampeão mundial do salto em distância indoor, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, atleta-símbolo do projeto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO 2015 / CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
Arnaldo Jubelini Jr. - jubelinijr@yahoo.com.br
Fotos: Wagner Carmo (wapcbr@yahoo.com.br) / Carol Coelho
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)