Terminam em Toronto os Jogos Pan-Americanos 2015
26.07.2015
| 4 visualizações
Seleção Brasileira de Atletismo conquistou 13 medalhas
Toronto, Canadá (domingo, 26 de julho de 2015) - Terminou o torneio de Atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, com a disputa da marcha 50 km masculina, na manhã deste domingo (dia 26). Após a disputa das 47 provas do programa do PAN, a Seleção Brasileira garantiu a conquista de 13 medalhas: 1 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. No total de pódios, a equipe ficou em terceiro lugar, atrás de Estados Unidos e Canadá, e à frente de Cuba e Jamaica.
O Atletismo é o esporte que mais medalhas distribui no PAN, com 141 no total. Mas também é o torneio em que mais nações colocam atletas no pódio. Em 2015, 25 países tiveram atletas entre os três primeiros colocados e 14 fizeram campeões.
"Esperávamos um número maior de medalhas, tanto no total como em ouros", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Marins Fernandes, o Toninho. "No entanto, devemos considerar que esta edição do PAN foi a mais forte no Atletismo, desde os Jogos de Indianápolis 1987, nos Estados Unidos", lembrou Toninho Fernandes. "É natural, assim, que as dificuldades tenham sido maiores em Toronto, do que nas edições anteriores", observou o dirigente.
Em Toronto, assim como em Indianápolis quase 30 anos atrás, tivemos a participação de medalhistas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais. O salto com vara feminino foi um exemplo, ao reunir uma campeã olímpica (Jennifer Suhr, dos Estados Unidos), uma campeã mundial (Fabiana Murer, do Brasil) e uma campeã pan-americana (Yarisley Silva, de Cuba). Atletas que, por sinal, foram ao pódio, com o ouro para a cubana, prata para a brasileira e bronze para a norte-americana.
Também foram fortes as provas de velocidade e revezamento, com nomes de primeira linha tanto dos Estados Unidos como de países do Caribe, sempre muito fortes neste grupo de provas.
"Pudemos proporcionar aos atletas e seus treinadores as melhores condições para a preparação para estes Jogos do Canadá", falou Toninho Fernandes. "Tudo o que foi solicitado foi atendido dentro das disponibilidades da Confederação", prosseguiu Toninho. "Realizamos campings de treinamento e competições no Brasil e no exterior", afirmou o presidente da CBAt.
Na verdade, a Confederação, com recursos próprios e graças a seus patrocinadores - CAIXA, Governo Federal -, pôde organizar campings para velocistas, fundistas, marchadores, arremessadores, saltadores em diferentes países da Europa, Estados Unidos, Cuba etc.
"Os atletas da Seleção, com a orientação dos treinadores e apoio da equipe multidisciplinar, mostraram esforço e determinação", disse Toninho Fernandes. "Por isso, quero cumprimentar a todos pelo empenho e agradecer o apoio recebido do COB, das Federações Estaduais de Atletismo e dos clubes, pois todos contribuíram para que os nossos atletas tivessem a melhor preparação", concluiu o dirigente.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt)
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
CBAt: www.cbat.org.br
CORRIDAS DE RUA: http://www.cbat.org.br/corrida/default.asp
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat
INSTAGRAM: @cbat_atletismo