Capa

CONAD manifesta confiança nos esclarecimentos da IAAF

10.08.2015  |    3 visualizações

No Brasil, os atletas olímpicos são monitorados e sujeitos a testes a qualquer momento sem aviso

São Paulo (segunda-feira, 10 de agosto de 2015) - O advogado Thomaz Mattos de Paiva, responsável pela Comissão Nacional Antidopagem (CONAD), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), manifesta confiança nos esclarecimentos feitos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), quanto às recentes suspeitas levantadas pelo jornal inglês "Sunday Times" e a emissora de TV alemã "ARD/WRD", de que a entidade encobriria casos de doping.

"Confiamos na linha de abordagem da IAAF quanto ao caso em questão, sendo a resposta dada às denúncias totalmente esclarecedora. Não vejo qualquer risco quanto a credibilidade do nosso esporte, tendo em vista que a resposta da IAAF foi concisa quanto à falta de apresentação de uma fundamentação necessária para balizar a argumentação da "ARD" e do Sunday Times", declarou o advogado. "A IAAF refutou todas as alegações de eventual omissão por parte da entidade quanto ao combate das infrações à regra antidopagem", prosseguiu.

A CONAD, em conjunto com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte, segundo Mattos de Paiva, "está envidando os melhores esforços para a prevenção e monitoramento dos atletas ligados à CBAt".

"Com o intuito de prevenir a prática do doping, estamos realizando exames fora de competição, com o uso de inteligência e acompanhamento dos atletas", lembrou. "Todos os atletas hoje considerados olímpicos estão dentro de um programa de monitoramento realizado pela CONAD e pela ABCD, ficando sujeitos a testes sem aviso a qualquer momento", concluiu.

A CONAD foi criada em 2005, quando a CBAt decidiu ser a responsável por conduzir seus programas antidopagem e ter uma equipe qualificada para isto, o que era realizado por terceiros até então. Originalmente criada como ANAD - Agência Nacional Antidopagem da CBAt, teve seu nome alterado no início de 2013, em função da criação da Agência Antidopagem do Governo Brasileiro, a ABCD.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br
CBAt: www.cbat.org.br
CORRIDAS DE RUA: http://www.cbat.org.br/corrida/default.asp
TWITTER: https://twitter.com/bra_atletismo
FACEBOOK: https://www.facebook.com/oficialcbat
INSTAGRAM: @cbat_atletismo
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)