Capa

CDN do Atletismo pune Ana Cláudia Lemos com advertência

16.04.2016  |    4 visualizações

Decisão foi por maioria dos votos dos auditores da Comissão Disciplinar Nacional

São Paulo - A velocista Ana Claudia Lemos foi julgada na noite desta sexta-feira (dia 15), pela Comissão Disciplinar Nacional (CDN), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por ter apresentado resultado positivo para a substância Oxandrolona, substância proibida pela IAAF/WADA, em teste fora de competição feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do Governo Federal, em 3 de fevereiro último, no Rio de Janeiro.

A sessão teve a duração de quase sete horas e avançou na madrugada deste sábado (16). Ao final, a presidente da Comissão, Solange Guerra Bueno, anunciou o resultado: "Por unanimidade de votos, foi aceita a denúncia da Procuradoria, pois se comprovou que a substância proibida foi encontrada no organismo da atleta", disse Solange.

"Porém, por maioria de três votos contra dois, os auditores entenderam também que houve contaminação, pois a atleta fazia uso de um medicamento (procolage), que provocou o resultado positivo", prosseguiu Solange.

O procurador da CDN, Caio Medauar, informou que irá recorrer do resultado, assim que o acórdão for publicado. "Com qualquer resultado, todos sabiam que haveria recurso, fosse da Procuradoria ou da defesa", disse Caio.

Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, fez a defesa de Ana Cláudia e levou o médico Ronaldo Abud, como testemunha. "Conseguimos demonstrar a inocência da atleta", disse Marcelo. Ele entende ser normal que a Procuradoria recorra ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). "Agora a Ana Claudia volta a ter condições de competir normalmente", informou o defensor.

Também participaram da sessão os representantes da ABCD, Luiz Gabriel Horta e Saulo Guedes de Azevedo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br / (11) 99127-2369
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)