Capa

Seminário na Argentina debate competições e treinamento para as categorias de base

14.12.2016  |    6 visualizações

Encontro foi realizado na sede do CRD de Santa Fé

SÃO PAULO - Terminou em Santa Fé, na Argentina, o Seminário de Treinamento de Menores, organizado pelo Centro Regional de Desenvolvimento da IAAF para a América do Sul, com sede nesta cidade da Argentina. O encontro, que teve duração de uma semana, foi patrocinado pelo CRD e coordenado pelo diretor do Centro, e presidente da Federação Argentina de Atletismo, Juan Alberto Scarpin, e pelo presidente da Associação Sul-Americana de Treinadores, o uruguaio Oscar Gadea.

O representante do Brasil foi o gerente de alto rendimento da CBAt, Clovis Franciscon. Para Clovis, "a reunião foi importante e possibilitou a continuação dos debates iniciados em 2015 em Santa Cruz, na Bolívia".

O dirigente brasileiro explica que a meta do Seminário é "otimizar o desenvolvimento do Atletismo nesta área geográfica da IAAF, unificando distâncias das provas, medidas pesos dos implementos das categorias Sub-18 e menores".

Os organizadores do Seminário propõem
- Unidade programática-metodológica para tais categorias.
- Modelo de competição unificado para América do Sul.
- Inserção de novas provas individuais/combinadas para estas categorias.

Também foi sugerido que se definam ações para a América do Sul, após a IAAF decidir que não haverá mais o Mundial Sub-18. Outro ponto seria estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para o continente.

Participaram representantes de 12 países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Panamá e Guiana.

Clovis recebeu ainda uma placa em homenagem ao treinador Elson Miranda, considerado o melhor d continente na temporada. "Foi uma honra receber o prêmio em nome do Elson", finalizou Clovis.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)