Capa

Clubes têm direito a voz e voto no Atletismo

05.04.2017  |    3 visualizações

Desde 2010 os cinco melhores clubes do Troféu Brasil Caixa participam da Assembleia da CBAt

SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) há anos busca a transparência em sua administração. A partilha do poder com todos os segmentos do esporte no País tem sido instrumento importante na conquista deste objetivo. Desde 2010, além das Federações estaduais, também clubes, atletas, treinadores e árbitros integram a Assembleia Geral Ordinária (AGO), principal poder da entidade.

Foi uma inovação importante no panorama dos esportes olímpicos no Brasil. Na Assembleia de 2017, realizada a 31 de março em São Paulo, o número de membros foi 46 e a partir de 2018 serão 51, com a inclusão de mais cinco atletas.

No caso dos clubes, em 2010, colocou-se no estatuto da CBAt que as cinco primeiras classificadas na edição anterior do Troféu Brasil Caixa de Atletismo passariam a ser membros plenos da Assembleia.

Naquele ano, participaram estes clubes: BM&FBovespa, Rede Atletismo, EC Pinheiros, Santa Mônica e Orcampi. Aliás, BM&FBovespa, Pinheiros e Orcampi estiveram em todas as Assembleias, pois foram as únicas equipes que, de 2010 a 2016, sempre estiveram entre as cinco melhores da competição.

Destaque também para a ASA - São Bernardo do Campo, que garantiu sua posição em seis edições da AGO. A FCTE - Presidente Prudente esteve presente duas vezes. Seis clubes participaram uma vez: Rede Atletismo, Santa Mônica, Brasil Vale Ouro, IECL - Londrina, Brasil FC e Brasil Foods/ILF.

"Em 2010, quando a CBAt abriu sua Assembleia Geral, para que os representantes de todos os segmentos do Atletismo nacional, o jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, numa reportagem do jornalista Claudio Nogueira, chamou o fato de ‘Sopro Renovador’ no esporte brasileiro", lembra o presidente da Confederação, Toninho Fernandes.

"Estávamos na administração do meu antecessor Roberto Gesta de Melo, eu participei e apoiei a proposta, como presidente da Federação Paulista", prossegue Toninho. "É muito importante isso, pois os clubes são a base do esporte no Brasil", diz Toninho.

"Acho que nossos esforços têm dado bons resultados, pois nos dois últimos anos a CBAt recebeu o prêmio SOU DO ESPORTE, como uma das cinco Confederações brasileiras com melhor administração", conclui o dirigente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 99145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br / (11) 99127-2369
Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)