Capa

Comunicado da CBAt à comunidade atlética nacional

28.07.2017  |    3 visualizações

Prezados atletas, treinadores e fãs do Atletismo

São Paulo – A Confederação Brasileira de Atletismo vem a público para, a bem da verdade, esclarecer o seguinte:


1-Todas as convocações de atletas para as Seleções Brasileiras de Atletismo seguem regulamentos estabelecidos previamente e aprovados após debates entre os vários atores do nosso esporte. E estes regulamentos são publicados no Site da CBAt em janeiro de cada ano e são válidos para toda a temporada.

2-Este ano, ficou estabelecido em reuniões realizadas em novembro de dezembro de 2016, que para ser convocado cada atleta teria de fazer o índice estabelecido pela IAAF e se colocar entre os 40 melhores do Ranking Mundial de sua prova, considerado aqui o Ranking Olímpico, isto é: até três atletas por país para cada prova.

3-Portanto, o atleta que atingisse o índice, mas não se colocasse entre os 40 primeiros, conforme dito acima, não estaria apto a ir ao Mundial.

4-Este critério foi estabelecido a pedido de treinadores e representantes de clubes, nas citadas reuniões do ano passado. Com uma ressalva para os atletas da maratona e da marcha 50 km: para estes, além do índice, teriam que estar entre os 50 primeiros do Ranking Olímpico combinado, de agosto de 2016 a maio de 2017.

5-Podemos, portanto, afirmar que a norma foi seguida à risca.

6-A CBAt está entre as cinco melhores Confederações do Ranking Brasileiro elaborado pela conceituada empresa SOU DO ESPORTE. E as contas foram auditadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos do Governo Federal, que não fizeram nenhuma observação quanto à administração financeira da CBAt.

7-A CBAt está equipando um dos melhores e mais completos Centros de Treinamento do País, na cidade de Bragança Paulista. A área é de 280 mil metros quadrados. Já temos pista de nível internacional, além de pista coberta para treinamento, salas para estudos, musculação etc. Também está sendo construído um hotel para atletas, além de iluminação para a pista.

Em todas as Assembleias da CBAt são debatidos e aprovados os assuntos de interesse da comunidade, por um colegiado de 16 atletas olímpicos e um atleta eleito pela comunidade, os cinco clubes com maior pontuação estabelecida na edição anterior do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, o representantes das Associações de Treinadores e de Árbitros, e pelas Federações estaduais.

Como já apontamos, os documentos que norteiam as ações da CBAt são todos publicados do Site da entidade, e ficam à disposição de todos os interessados.

Obrigado a todos.

DA CBAt

 

Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)