São Paulo - Em razão das decisões do Governo do Estado de São Paulo, quanto aos equipamentos esportivos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, enviou carta ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino. O presidente da CBAt faz uma apelo ao Governo Paulista para que a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo seja preservada e lembra que os maiores atletas do Brasil e grandes nomes do exterior competiram no tradicional estádio do Ibirapuera.
Abaixo, a íntegra da carta:
São Paulo, 28 de agosto de 2017.
Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo,
Doutor Paulo Gustavo Maiurino
Prezado Secretário:
Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar: No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.
Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.
Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.
A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.
Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!
Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.
Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa inciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente.
José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)