São Paulo – Com a consultoria do esloveno Vladimir Kevo, um dos mais conceituados treinadores da atualidade, começa no domingo (dia 4) e vai até o próximo dia 10, o Camping Internacional do lançamento do martelo. O Camping acontecerá no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, da Comissão de Desportos da Aeronáutica, em convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no Campo dos Afonso, no Rio de Janeiro.
Os principais nomes da prova no País estarão presentes, caso do finalista olímpico e recordista sul-americano Wagner Domingos, o Montanha.
Vladimir Kevo – que foi treinador do campeão olímpico Primoz Kozmus, também da Eslovênia –, tem orientado Montanha nos últimos anos. Neste tempo, o atleta quebrou várias vezes o recorde brasileiro, chegando a recordista sul-americano, com 78,63 m, em 2016. Também foi finalista na Olimpíada do Rio 2016.
Além de Montanha, participa do Camping o número 2 do Brasil, Allan Wolski, que em 2017 alcançou a marca de 75,22 m. Outro nome é Mariana Marcelino, recordista brasileira no feminino, com 67,02 m, marca obtida no ano passado. Luis Gustavo Aguiar da Silva, Alencar Chagas Pereira e Ana Lays Bayer são os outros brasileiros convidados, assim como o esloveno Nejc Pleško.
Além da atenção aos atletas, que se preparam para os eventos da nova temporada, Vladimir Kevo também estará com os treinadores pessoais dos participantes: Jorge Rodgerio (Wagner Domingos e Mariana Marcelino), Ricardo Barros (Allan Wolski), Flavio Barbosa da Cruz (Luis Gustavo), Flavio dos Santos Silva (Alencar Pereira) e João Carlos dos Santos (Ana Lays).
“E mais uma ação da CBAt em apoio aos atletas e seus treinadores”, fala o presidente da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho. “O Kevo é um especialista importante e tem transmitido conhecimento, tanto que as marcas dos nossos principais lançadores evoluíram muito nos últimos anos”, complementa o dirigente.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza o evento com recursos do Programa CAIXA de Campings e apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), via Lei Agnelo/Piva.
Enquanto isso, Thiago Braz, com seu treinador Vitaly Petrov, fazem Camping do salto com vara, em Pádova, na Itália. Augusto Dutra, com apoio do especialista polonês Kaliniczenko Wlaszeslaw, faz Camping em Spala, na Polônia.
Este é a segunda ação realizada pela CBAt na pista da Aeronáutica este ano, que recebeu, no mês passado, 10 atletas e oito treinadores para um Camping de velocidade e barreiras.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)