São Paulo - Uma das atrações do Campeonato Mundial de Marcha Atlética, que será disputado neste fim de semana (dias 5 e 6), em Taicang na China, é a brasileira Erica Rocha de Sena. A pernambucana, que completou 33 anos na quinta-feira (3), compete nos 20 km, que começa às 05:30 deste sábado (horário de Brasília), é uma das candidatas ao pódio em sua prova.
Ainda neste sábado, aliás, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) fará a entrega das medalhas às atletas que ficaram nos três primeiros lugares na edição anterior do Mundial de Marcha Atlética, disputado em Roma, na Itália, em 2016.
Uma das premiadas será Erica, que receberá a medalha de bronze. Ela havia terminado em quarto lugar, mas herdou o bronze com a desqualificação da chinesa Hong Liu, que terminara em primeiro lugar, mas que depois foi desqualificada por doping. Além de Erica, subiram uma posição na classificação geral a mexicana Maria Guadalupe González, que ficou com o ouro, e a chinesa Shijie Qieyang, que levou a prata.
A IAAF informou que a entrega das medalhas às atletas do pódio do Mundial de 2016 acontecerá também neste sábado, às 07:40 (de Brasília).
“Temos muito a comemorar”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho. “Tem o pódio da Erica e a própria evolução da marcha atlética em nosso País”, disse Warlindo.
Erica (IVCL Orcampi) agradeceu o apoio da CBAt, “que possibilitou que eu fizesse uma boa preparação para o Mundial”. Erica e seu marido e treinador Andrés Chocho – com quem ela vive no Equador – fizeram um camping de treinamento de um mês na Espanha, organizados pela CBAt, com apoio de sua parceira, a Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
PRINCIPAIS RESULTADOS DE ÉRICA ROCHA DE SENA*
-Medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Marcha Atlética de Roma 2016
-Medalha de ouro nos 20 km no Circuito Mundial de Marcha da IAAF de 2017
-Medalha de prata no PAN 2015 de Toronto
-Recordista sul-americana dos 20 km com 1:26:59
-Medalha de ouro no Sul-Americano de Súcua 2018
(*) Também foi a 4ª no Mundial de Londres 2017, 7ª nos Jogos do Rio 2016, 6ª no Mundial de Pequim 2015.
A equipe nacional tem outros quatro atletas em Taicang: José Bagio (FME Timbó) e Moacir Zimmermann (AABLU) nos 20 km, Nair da Rosa (AABLU) nos 50 km feminino e Matheus Gabriel Correa (AABLU) nos 10 km sub-20.
O Brasil disputa o Mundial de Marcha Atlética 2018 da China com recursos do Programa Caixa de Seleções, da CBAt.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco – bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes – nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maiara Batista – maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)