São Paulo - Uma das mais antigas entidades filiadas à CBAt, a Federação de Atletismo do Paraná (FAP) nesta data (23 de maio de 2018) está completando 86 anos. A fundação data de 1932, quando as organizações de administração do esporte olímpico começavam a surgir no Brasil. Neste período, a FAP teve papel fundamental no desenvolvimento atlético do Estado.
Grandes atletas foram revelados no Paraná, entre eles o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, ganhador da medalha de bronze na Olimpíada de Atenas em 2004. O velocista Edson Luciano Ribeiro conquistou duas medalhas olímpicas e duas em Mundiais no revezamento 4x100 m.
O atual presidente da FAP é Ubiratan Martins Junior, que é árbitro de partida do quadro da IAAF. “Temos um calendário de competições que atende as várias modalidades e categorias de idade”, explica Bira, como o dirigente é conhecido na comunidade.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, enviou cumprimentos a Bira, à FAP e a todos os que fazem o exporte-base no Estado. “Ao longo dos anos o Atletismo tem se fortalecido no Paraná, o que contribui para o engrandecimento do esporte em todo o País”, disse Warlindo. “Parabéns a todos os que trabalham e trabalharam na FAP e nos clubes paranaenses”, completou.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco – bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes – nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maria Batista – maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)