São Paulo – No Brasil, no dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. Uma das funções mais antigas da história, o soldado é o responsável por garantir as fronteiras nacionais do País. O esporte, aliás, tem uma antiga ligação antiga com o soldado, tanto que grandes atletas já integraram e integram as Forças Armadas.
No passado, tivemos, entre outros, um grande nome saído do Exército: o medalhista olímpico e recordista mundial do salto triplo, João Carlos de Oliveira. Dono de quatro títulos no PAN – é o recordista do Atletismo do Brasil em medalhas de ouro na competição –, João Carlos foi eleito um dos 10 maiores nomes do triplo mundial, ao lado de outros dois brasileiros (Adhemar Ferreira da Silva e Nelson Prudêncio.
Em nosso tempo, as três Forças têm atletas de Atletismo e contribuem para o desenvolvimento do esporte-base. Fazem parte de equipes militares, atletas como Anderson Henriques (finalista no Mundial nos 400 m e 4x400 m); Adriana Aparecida da Silva (bicampeã pan-americana da maratona); Bruno Lins (finalista no Mundial nos 200 m e campeão do PAN no 4x100 m); Rosângela Santos (bronze olímpico no 4x100 m.
“O Atletismo, por sua universalidade, tem representantes saídos de praticamente todas as áreas da atividade humana”, diz Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). “Assim é também na área militar”, conclui.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)