Capa

7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil

07.09.2018  |    6 visualizações

Conquistas internacionais dos atletas são para a glória da nação

A Pátria é o solo Sagrado em que os povos vivem. Nós temos o orgulho de ser brasileiros. Um País formado por nativos, que aqui estão há milhares de anos, além de europeus, africanos e asiáticos. Poucas nações tiveram a sorte do Brasil, que hoje têm cidadãos formados por diversas culturas, o que é enriquecedor.

Todos trabalhamos pelo progresso da nação. No esporte é assim também. Clubes, Federações Estaduais, Confederação, profissionais de várias especializações e atletas doam seu trabalho para elevar o nome do Brasil no mundo.

Sem dúvida, neste dia 7 de Setembro, em que comemoramos mais um aniversário da Independência de nosso País, podemos lembrar atletas que obtiveram conquistas nos quatro cantos do mundo. 

Atletas que conquistaram títulos olímpicos, que estabeleceram recordes mundiais, que mantêm uma hegemonia regional há mais de quatro décadas em eventos internacionais.

E ao lado do nome dos atletas, e da prova que ele venceu, está lá apontado o seu País: o Brasil.

Foi já no longínquo ano de 1822 que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a independência brasileira, ao lado do Riacho do Ipiranga, no território que hoje forma a capital paulista.

Nessa mesma época, o Atletismo – e boa parte dos demais esportes olímpicos – ganharam seu formato atual, na Inglaterra. O esporte-base, como é chamado, é o mais importante dos Jogos Olímpicos e o único entre todos realmente universal.

Qualquer espaço, em qualquer lugar, pode servir para pessoas correrem, saltarem e arremessarem. Seja para cuidar da saúde e do bem estar seja para treinar em busca de um lugar na elite acional e um dia defender o Brasil nos campeonatos internacionais.

WARLINDO CARNEIRO DA SILVA FILHO,

Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt

Benê Turco/João Pedro NUnes/Maiara Batista 

 

Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)