São Paulo - O Atletismo não esquece os que trabalham por seu engrandecimento. Atletas, técnicos, árbitros, dirigentes e outros profissionais que atuam no esporte-base, têm seu trabalho reconhecido.
A Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo decidiu prestar merecidas homenagens a dois grandes nomes do esporte nacional: Manoel Trajano Dantas Neto e Ervê Demétrio Calháo Silva.
Ambos foram árbitros de Atletismo e dirigentes. Trajano, pernambucano de nascimento, foi presidente da Federação do Maranhão, professor universitário e árbitro de primeira linha. Hoje, leva seu nome o Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo.
Já o Professor Ervê Demétrio, nascido Cuiabá (MT), foi presidente da Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul em várias administrações. Atualmente, Valéria Cristina da Silva, que foi sua esposa, é a presidente da Federação.
Este ano, o Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo Sub-16, disputado em Belo Horizonte (MG), passou a levar seu nome no título. Na opinião do presidente da Federação de Goiás, Genivaldo Caixeta, “foi uma justa homenagem”.
“Trajano e Ervê já nos deixaram, mas seus nomes e o trabalhado realizado jamais serão esquecidos”, diz Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da CBAt.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)