Capa

O Atletismo na luta pela Paz

21.09.2018  |    11 visualizações

Há 37 anos a ONU proclamava 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz

 

São Paulo – Em 1981, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Em 2006, quando se comemorou os 25 anos desta decisão, o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, lembrou que a humanidade deve nesta data não apenas comemorar a PAZ, mas “fazer algo pela Paz”.

O esporte tem um papel importante na busca e na preservação da Paz. Nos anos 1970, a antiga Rádio Nacional de São Paulo (hoje, Rádio Globo) levava ao ar nos sábados à tarde um programa com o sugestivo nome de “O esporte faz amigos”, apresentado pelo jornalista e professor universitário Lalo Leal Filho. No “País do Futebol” o programa tratava, acima de tudo, dos esportes olímpicos.

O Atletismo está entre os esportes de linha de frente em favor da Paz. No Brasil e em muitos outros países inúmeros projetos de iniciação esportiva buscam colocar nas pistas crianças e adolescentes de áreas de risco, como opção de competição, saúde e lazer.

A própria CBAt coordena um programa em que 25 centros de iniciação ao Atletismo trabalham para que esses grupos de crianças e jovens tenham uma chance de alcançar a cidadania.

Dia 21 de setembro também é o Dia da Árvore comemorada em escolas de todo o Brasil e que celebra a chegada da primavera no hemisfério sul. Uma oportunidade para defender a natureza e o equilíbrio ecológico.

Há, ainda, o Dia Mundial da Paz – comemorado em 1º de janeiro –, instituído pela Papa Paulo VI em 1967.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt

Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista

Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)