São Paulo - Uma das 27 federações estaduais que compõem a Confederação Brasileira de Atletismo completa hoje 38 anos de trabalho no esporte-base nacional. Trata-se da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul – FAMS, fundada de 23 de setembro de 1980. Valéria Cristina Gonçalves Calháo Silva é a atual presidente da Federação e é membro atuante na Assembleia Geral da CBAt.
O Mato Grosso do Sul revelou brandes nomes do Atletismo do País. Um deles é o antigo meio-fundista e atual treinador José Luiz Barbosa, o Zequinha, nascido em Três Lagoas. Dono de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais e quatro em Jogos Pan-Americanos, ele é um dos 25 melhores atletas da história dos 800 m, com 1:43.08, de 1991.
A FAMS teve outros nomes importantes na Presidência da entidade, como o professor universitário Ervê Calháo Silva (marido de Valéria Cristina) e o árbitro internacional Kellerman Zanotti.
“Quero cumprimentar todos os que fazem o Atletismo no Mato Grosso do Sul, na pessoa da presidente da FAMS, Valéria Cristina”, disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da CBAt. “Este ano, o Troféu Centro Oeste Sub-16 recebeu o nome de Ervê, uma homenagem justa a um dirigente que já nos deixou”, completou o dirigente.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt - Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)