Capa

Dia do Professor

15.10.2018  |    5 visualizações

A maioria dos atletas nasce na escola

 

No Brasil comemora-se o Dia do Professor em 15 de outubro. São muitos as razões para se homenagear os professores. Tanto os que ensinam nas escolas tradicionais como os que no dia-a-dia ajudam a disseminar o conhecimento.

O professor, principalmente o de educação física, em geral é quem primeiro descobre em um aluno o talento para o esporte.

Não por outro motivo, aliás, boa parte dos atletas brasileiros, especialmente no Atletismo, começa a prática esportiva na escola. Por sinal, os treinadores País são, na maioria, professores de educação física nos cursos Fundamental e Médio. E muitos são professores de Atletismo na Universidade.

No Atletismo, aliás, muitos dos dirigentes – como os presidentes das Federações Estaduais, que constituem CBAt –  são ou foram treinadores.

“A dedicação dos professores, técnicos das categorias de base, treinadores de alto rendimento, árbitros e dirigentes é que fazem o esporte-base nacional evoluir”, diz o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, professor universitário aposentado.

“Por isso, nesta data, cumprimento os mais importantes profissionais da educação e do esporte”, conclui Warlindo.

Foi em 1827, quando D. Pedro I determinou, em 15 de outubro, que toda vila no País tivesse uma escola de curso elementar, que nasceu a ideia de se homenagear o professor neste dia.

Na primeira metade do século XX, nesta data, os professores do Colégio Caetano de Campos tradicionalmente se reuniam para uma pequena celebração. Finalmente, em 1947, 15 de outubro foi oficializado como o Dia do Professor.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt

Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista 

 

Leia também...
22.11.2020

A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20

26.11.2019

Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro

26.05.2019

Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto

17.03.2019

Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)