São Paulo – O campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz da Silva, anunciou nesta segunda-feira (dia 29) que voltará a morar no Brasil e treinará novamente com Elson Miranda de Souza. Thiago, ganhador da medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016, comunicou sua decisão à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Ficou acertado que Vitaly Petrov, responsável por sua preparação nos últimos três anos, continuará como consultor, junto ao atleta e a Elson.
Assim, Thiago voltará à situação em que viveu boa parte de sua carreira, treinando com Elson, com consultoria de Petrov. Por sinal, Petrov treinou, entre outros saltadores, o supercampeão Sergei Bubka, atual vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
Elson, por sua vez, treinou Fabiana Murer, sua mulher, único nome do Atletismo nacional e conquistar o título do salto com vara tanto no Mundial Indoor, em Doha 2010, como no Campeonato Mundial de Atletismo em estádio, em Daegu 2011.
Nos próximos dias, Thiago, que morou em Fórmia, na Itália, nos últimos anos, iniciará sua mudança para o Brasil e deve fixar residência na capital paulista. A CBAt informou que inicialmente o saltador irá treinar nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O atleta defende o EC Pinheiros e venceu a prova no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em Bragança Paulista (SP), em setembro passado, quando o clube conquistou o tricampeonato do evento.
O presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, ficou satisfeito com a solução. “O Thiago é uma das nossas maiores esperanças para os grandes torneios dos próximos anos”, disse Warlindo. “Ele contará com um técnico como o Elson, respeitado internacionalmente, e terá a consultoria do Petrov, que foi importante na evolução do salto com vara em nosso País”, comentou o dirigente.
Warlindo reuniu-se para tratar do caso com o gerente técnico da Confederação, Anderson Lemes, com o assessor técnico da entidade, João Paulo Alves da Cunha, e com Carlos Alberto Cavalheiro, responsável pelo Atletismo na área técnica do COB, parceiro da CBAt. O gerente de Esportes do Pinheiros, Claudio Roberto de Castilho, manifestou a concordância do clube para as mudanças.
Com Elson e Petrov, Thiago foi vice-campeão da Olimpíada da Juventude em Cingapura 2010 e campeão mundial sub-20 em Barcelona 2012.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco – bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br / (11) 99158-8337
Maiara Batista – maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)