São Paulo – Uma cerimônia no Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul, na noite desta terça-feira (dia 4), marcou a entrega do prêmio “Destaques” do Ano da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS). Foi a 16ª edição do prêmio, criado pelo presidente da entidade, Marcos Paulo Garcia de Andrade. Entre os convidados estava o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho.
O principal nome da festa foi Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, que na temporada conquistou a medalha de prata no triplo no Mundial Indoor, em Birmingham (Grã-Bretanha), em março. Além do pódio no Mundial, Almir encerrou 2018 como o número 3 do Ranking Mundial, com 17,53 m (vento de 0.3 m/s), salto realizado em 12 de maio, na ilha de Guadalupe, de administração francesa, no Caribe.
Almir – que também foi premiado pela CBAt – foi eleito na categoria OURO, a principal do prêmio. Na PRATA, o ganhador foi Samori Uiki Bandeira Fraga, que teve como melhor marca 7,82 m no salto em distância (1.8), em Knoxville, nos Estados Unidos, em 13 de abril. Na categoria BRONZE, o homenageado foi Saymon Rangel Hoffmann, que fez 17,60 m no arremesso do peso, em Porto Alegre, no dia 21 de abril.
“O Almir foi premiado em função da medalha ganha no Mundial Indoor”, explica Marcos Paulo Garcia de Andrade. “Samori e Saymon foram lembrados pelas conquistas no Campeonato Sul-Americano Sub-23, disputado em Cuenca, no Equador”, completou o dirigente.
Almir, Samori e Saymon competem pela Sogipa, clube da capital gaúcha de forte tradição nos esportes olímpicos. Almir e Samori treinam com José Haroldo Loureiro Gomes “Arataca”, e Saymon, com Gerimar Fernandes de Souza.
Também foram premiados os destaques das categorias sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, além dos adultos. No total, entre atletas, treinadores e personalidades do esporte foram premiadas cerca de 120 pessoas. Em 2019, a festa acontecerá em Ivoti.
O presidente da CBAt elogiou a iniciativa da Federação do Rio Grande do Sul: “O Marcos, a Federação e os que fazem o Atletismo no Estado merecem os parabéns”, disse Warlindo Carneiro da Silva Filho. “Foi uma justa homenagem aos que engrandeceram o Atletismo gaúcho”, afirmou.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco – bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes – nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maiara Batista – maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)