São Paulo – A Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) completa nesta data (17/12/2018) 39 anos de existência. No período, o esporte-base do Estado tornou-se um dos mais fortes do País, revelando atletas de destaque nas principais competições internacionais.
Atualmente, entre outros nomes, é pernambucano o recordista sul-americano do lançamento do martelo Wagner Domingos, finalista olímpico nos Jogos do Rio. A machadora Erica de Sena, quarta colocada nos 20 km no Mundial de Londres 2017, no mesmo ano foi campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética. Outro nome é Keila Costa, medalha de bronze no salto em distância no Mundial Indoor de Doha 2010.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, foi durante vários anos também presidente da FEPA. “É um dia de festa e quero cumprimentar o Daniel Ricardo Pereira (atual presidente da Federação)”, disse Warlindo.
“Paralelamente, cumprimento todos os atores do Atletismo no Estado: atletas, treinadores, dirigentes, clubes, árbitros, todos contribuíram para a evolução do esporte estadual”, prosseguiu o presidente da CBAt.
“Atletas pernambucanos apareceram em diferentes grupos de provas, como velocidade, fundo, marcha atlética, lançamentos, saltos. Da mesma forma, Seleções que representaram o Estado conquistaram torneios importantes, como o Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo. Além disso, o Estado é um importante realizador de eventos regionais e nacionais, caso de Campeonatos de diferentes categorias de idade”, completou o dirigente.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco – bene@cbat.org.br / (11) 9 9145-5766
João Pedro Nunes – nunes@cbat.org.br / (11) 9 9158-8337
Maiara Batista – maiara@cbat.org.br / (11) 9 9127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)