Bragança Paulista - O Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que acontece no próximo dia 23 de fevereiro, em Guayaquil, no Equador, marcará a estreia em competições internacionais de grande parte da equipe brasileira, convocada nesta quarta-feira (30) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Dos 20 atletas que foram chamados apenas seis já integraram seleções anteriormente.
Os mais experientes são Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento Petrópolis), campeão sul-americano da modalidade em 2012 e Graziele Zarri (FECAM), que farão os 10 km.
Entre os estreantes, destaque para os campeões na Copa Brasil Caixa de Cross de 2019: Amanda de Oliveira (UFJF), Vitor de Oliveira Silva (FECAM), Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA) e Douglas de Oliveira Henrique (Vasco).
“Estou muito empolgada por ter conquistado a vaga para minha primeira seleção, vamos continuar treinando para buscar um bom resultado no Equador”, disse Jeovana, primeira nos 6km Sub-20.
“Nunca tinha corrido uma prova de Cross e já conquistei a medalha de ouro, agora quero representar bem o Brasil”, afirmou Vitor, campeão dos 8 km Sub-20.
O Campeonato Sul-Americano é seletivo para o Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, em março.
Os convocados:
Gilberto Silvestre Lopes – 10 km adulto
Johnatas de Oliveira Cruz – 10 km adulto
Andre Ramos de Souza – 10 km adulto
Nicolas Antonio Gonçalves da Silva – 10km adulto
Vitor de Oliveira da Silva – 8km Sub-20
Mario Henrique Alves Brito – 8km Sub-20
Leonardo Ferreira do Nascimento – 8km Sub-20
Yago de Souza Werneck – 8km Sub-20
Douglas de Oliveira Henrique – 6km Sub-18
Tiago Emidio Fernandes – 6km Sub-18
Amanda Aparecida de Oliveira – 10km adulto
Graziele Zarri – 10 km adulto
Simone Ponte Ferraz – 10 km adulto
Jessica Suzan Rodrigues – 10km Adulto
Jeovana Fernanda Leopoldina dos Santos – 6km Sub-20
Leticia de Almeida Belo – 6km Sub-20
Bianca Vitoria Esquerdo dos Santos – 6km Sub-20
Maria Lucineida da Silva Moreira – 6km Sub-20
Gabriela de Freitas Tardivo – 4km Sub-18
Francielly da Silva Marcondes – 4km Sub-18
A equipe brasileira viajará com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de imprensa da CBAt
Maiara Dias Batista – maiara@cbat.org.br – (11) 99127-2369
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)