Bragança Paulista - Almir Júnior, vice-campeão mundial do salto triplo, aproveita a temporada indoor, de provas em ginásios cobertos, participando de um camping na Universidade de Kent, Ohio, Estados Unidos, e de algumas competições do circuito da USA Track & Field Mett Indoor Series 2019.
Com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Almir (Sogipa – RS), está fazendo um camping com o treinador norte-americano da Universidade de Kent, Michael Schober, especialista em saltos horizontais.
Por causa do camping no continente americano Almir optou por não ir para o Tour Mundial Indoor da IAAF, com a maioria das provas realizadas na Europa. Disputará a temporada indoor nos Estados Unidos, no circuito da USA Track & Field Mett Indoor Series 2019. Está inscrito no Doug Raymond Invitational Meeting, neste sábado (9/2) - Samory Uiki, 22 anos, bicampeão brasileiro e sul-americano do salto em distância sub-23, que estuda nos EUA e é companheiro de Almir na Sogipa, também disputa a competição.
Depois, Almir salta no Kent State Tune Up Meet, em 16/2, também na cidade de Kent, e no Carson Meet Invitational, em Carson, em 19/2.
Almir é o terceiro melhor saltador do Brasil de todos os tempos. Sua melhor marca pessoal é 17,53 m, feita Baie Mahault, França (em 12/5/2018). Em provas indoor tem 17,41 m, obtida em Birmingham, Inglaterra (3/3/2018). O triplista explicou que ainda não está cem por cento fisicamente nesta temporada, “mas tanto o camping quanto as competições são importantes para ajustes no treinamento. O meu objetivo é estar totalmente pronto em agosto e setembro, por causa do Pan e do Mundial”, disse Almir.
Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, terão disputas entre 26 de julho e 11 de agosto, e o Mundial de Doha, Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro de 2019.
“A temporada é longa. O Almir competiu duas provas amistosas em Porto Alegre (saltou 16,74 m) e foi para o camping nos Estados Unidos, onde também faz algumas competições indoor. Decidimos não ir para a Europa porque optamos por fazer apenas algumas competições de percurso, como parte da preparação. Temos de ir com calma e muita paciência, não acelerar o processo, para evitar frustração precoce e lesão. Vamos estar a ponto de melhorar, inclusive o recorde pessoal (17,53 m), lá no Pan e Mundial. A temporada será grande e sabendo controlar será uma grande temporada também”, afirmou o treinador Arataca.
O atleta viaja pelo Programa de Apoio de Campings de Treinamentos Nacionais e Internacionais da Caixa, a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro, e apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A atleta mineira, que já havia batido o recorde do torneio nos 100 m com barreiras, mostrou boa regularidade e brilhou no Brasileiro Caixa. Representante da Orcampi (SP), ela havia ganhado também a especialidade no Brasileiro Sub-20
Ótimos resultados foram alcançados na pista reformada e a competição, que teve o velocista Paulo André como embaixador, trouxe uma mostra do futuro do atletismo brasileiro
Seleção conquista o troféu de campeã no masculino, feminino e geral e comemora a conquista de 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze), nos três dias de competições no estádio dos Jogos Pan-Americanos, em agosto
Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 confirmou o favoritismo e obteve o oitavo título consecutivo da competição na prova dos 20 km. No feminino, a vitória foi de Elianay Santana Barbosa, sua companheira de clube, em Sobradinho (DF)