Capa

CBAt apresenta marca e novo posicionamento no mercado

11.03.2019  |    17 visualizações

Entidade ganha identidade visual moderna e Manifesto lança campanha com a assinatura Porque Todo o Brasileiro Vive o Atletismo; plano visa a criar soluções para atender demandas mercadológicas e de patrocinadores

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apresentou nesta quinta-feira (14/3), em São Paulo, sua nova identidade visual como parte do projeto de reposicionamento da entidade no mercado esportivo brasileiro e perante a comunidade atlética. É um movimento inovador nos 40 anos de existência da entidade, em um cenário que exige modernização, governança e transparência. A tendência mundial é de profissionalização da gestão esportiva.

A divulgação da marca vem acompanhada de Manifesto que lança campanha com a assinatura Porque Todo Brasileiro Vive o Atletismo.

A logomarca da entidade, que usava a pista de atletismo como símbolo desde 2000, terá agora um novo formato, com linhas que fazem alusão ao cenário de competições, mas sem o uso das raias, mantendo a tradição com modernidade. Usa a tipografia Serif, tem cantos em ângulos retos e cantos arredondados, uma inferência a diversidade do atletismo. As letras possuem ligação, mostrando a união entre comunidade e CBAt, entre atletas e fãs, entre mercado e atletismo. A marca pode ser usada nas cores verde, azul, amarelo etc, mas o verde é prioridade.

Tem formatos aplicáveis a tudo, de ferramentas digitais da CBAt – site, hotsite de competições, facebook, instagram –, a backdrops, faixas, camisetas promocionais ou qualquer outro produto ou serviço com a chancela CBAt.

A marca segue tendência atual e global do design, no caminho da simplicidade visual e mensagem clara. São exemplos as logomarcas da Eredivisie, a Primeira Divisão do futebol holandês, da equipe italiana Juventus, de Turin, da Federação Internacional de Atletismo, a IAAF, e empresas de fora do mundo esportivo como Mastercard e Amil.

Outra inovação da CBAt é o selo powered by para marcar produtos criados e chancelados pela entidade, como oficial e de qualidade, como já é feito nos permits das corridas de rua.

As inovações não são isoladas - integram o plano de reposicionamento da CBAt no mercado. "Muitas foram as motivações para o desenvolvimento do trabalho, como rejuvenescer a marca, aumentar o número de fãs do atletismo, se aproximar dos consumidores e clientes, ampliar atuação no mercado, diversificar receitas, viabilizar novos produtos e melhorar o portfólio de eventos e serviços da entidade", resume o presidente da CBAt Warlindo Carneiro da Silva Filho.

O plano de reposicionamento da marca é liderado por João Gabriel Leite, gerente de Marketing e Projetos da CBAt, com o trabalho de especialistas que atuaram na expansão do Tour de France e lideraram campanhas e projetos especiais para empresas e clientes como Borússia Dortmund, Olgivy, Itaipava, Nestlé e Petrobras, dentre outros. Assinam projeto de posicionamento e estratégia Lucas Bueno e Sidnei Secolo.

Foi desenvolvido o planejamento estratégico da marca, feita a criação de nova identidade e posicionamento, estruturação de estratégia comercial, reorganização do portfólio, precificação e estratégia de cross branded.

João Gabriel Leite ressalta que a iniciativa coloca a CBAt num patamar avançado no mercado esportivo, fortalece a busca por melhores soluções para a comunidade do atletismo e intensifica a entrega de resultados aos patrocinadores e parceiros comerciais atuais e tradicionais, como a Caixa Econômica Federal e Nike. "Devem ser os primeiros beneficiados com o projeto que vai ampliar o espectro de atuação da marca CBAt."

Os pilares a serem trabalhados são "pertencimento, valor, protagonismo, inovação, envolvendo toda a cadeia produtiva do atletismo, da CBAt, atletas, fãs...", reforça João Gabriel.
Protótipo

A parceria com a Axigram Laboratórios, com o protetor solar Solst, uma entrega customizada, é um protótipo da nova atuação do Marketing da CBAt. O contrato entre a CBAt e a Axigram foi assinado em fevereiro. A CBAt e a Axigram viram a oportunidade de ampliar o leque de atuação, falar de forma distinta sob um produto da marca. O Solst recebeu a chancela de protetor solar da seleção brasileira de atletismo e será parceiro de conteúdo na webserie Vida de Atleta, que será lançada em abril, e na plataforma Os Especialistas, que já está no mercado.

As fotos estarão disponíveis no link abaixo:

https://www.wagnercarmo.com/cbat/lancamento-da-marca-cbat-2019

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369

Leia também...
28.07.2023

A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana

30.04.2023

O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro

02.04.2023

Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana

22.08.2022

O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média