Bragança Paulista - Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), ganhador da medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, está pronto para um novo desafio: a 28ª edição do Grande Prêmio de Rio Maior de Marcha Atlética, válido pelo IAAF Challenge 2019, que será disputado neste sábado (6/4), em Portugal. Caio disputará os 20 km em busca do índice para o Mundial de Doha, que é de 1:22:50.
Caio Bonfim, quarto colocado na Olimpíada do Rio 2016, é considerado o maior marchador da história do Brasil. Ele já está qualificado para o Mundial nos 50 km, com o resultado que alcançou ao conquistar o título do Campeonato da Austrália, com 3:55:24, no dia 2 de dezembro de 2018, em Melbourne.
Em março, ao vencer pela oitava vez consecutiva a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 1:23:26, obteve a qualificação para o Pan-Americano de Lima, no Peru. Em Toronto 2015, ele ganhou a medalha de bronze.
Na expectativa de ser pai – sua mulher, Juliana, está grávida de 5 meses de Miguel -, Caio, que completou 28 anos no último dia 19 de março, teve de superar muitas adversidades na carreira. Logo criança, teve de operar os joelhos e depois foi obrigado a deixar a paixão pelo futebol para aceitar a genética e seguir o caminho da mãe, Gianetti Bonfim, sete vezes campeã brasileira de marcha atlética.
Continuou com as pernas ligeiramente tortas, mas segundo seu pai e treinador, João Sena, “elas ajudam um pouco na marcha”. Em 2017, depois de ganhar a inédita medalha de bronze na prova dos 20 km no Mundial de Londres, foi eleito o grande destaque do Atletismo brasileiro do ano. Foi a primeira vez que um marchador recebeu tal distinção. Acabou eleito ainda o “Atleta da Torcida”, numa eleição realizada pelo voto popular pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O brasiliense tem uma carreira de sucesso desde as categorias de base. Quarto colocado no Mundial de Juvenis de Moncton, no Canadá, em 2010, e sexto no Mundial da categoria em Bydgoszcz, na Polônia, em 2008, ele ganhou ainda a medalha de prata no Pan Juvenil de Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago, em 2009.
“É bom voltar ao circuito internacional. O objetivo é marchar bem e conseguir uma boa marca”, disse o atleta brasiliense, convocado para representar o Brasil no Pan-Americano de Marcha Atlética, no dia 20 deste mês, em Lázaro Cárdenas, no México. A competição também é válida pelo IAAF Challenge 2019. O foco total é a Olimpíada de Tóquio 2020.
Além de Caio Bonfim, Erica Rocha de Sena, quarta colocada no Mundial de Londres, Elianay Santana Barbosa, campeã da Copa do Brasil Caixa, e José Alessandro Bagio, bronze em Balneário Camboriú, estão inscritos na competição, segundo o site oficial:http://gpmarchariomaior.desmor.pt/.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média