Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Prefeitura de Bragança Paulista apresentam o programa Atletismo na Escola – o objetivo é prover capacitação para professores, interação entre escola, cidade e CNDA, treinamento e competições para alunos e fazer isso chegar a 12 mil crianças em 24 escolas da rede municipal. O finalista olímpico Darlan Romani, do arremesso do peso, é o padrinho do programa.
O lançamento do Atletismo na Escola será na segunda-feira (10/6), das 8:30 às 10 horas, com a presença de crianças das escolas da cidade na pista do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA).
A inserção do atletismo na grade curricular das escolas de Bragança Paulista permitirá promover a cultura do esporte na cidade e tornar mais fácil a descoberta de talentos.
“Com essa parceria podemos promover a ocupação positiva das crianças por meio do atletismo, transformar Bragança na Capital do Atletismo, inserir a cultura do atletismo nas escolas da rede municipal de ensino da cidade e contribuir para a massificação do nosso esporte”, afirma Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto. Assim como o Instituto Sanderlei Parrela. Na parceria assinada com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista o objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade por meio de várias ações em andamento.
É meta levar o esporte para 24 escolas, abrangendo entre 12 mil e 14 mil crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física.
A interação é outro ponto do programa que pretende permitir que as crianças tenham experiências ligadas ao esporte: atividades, Heróis do Atletismo e atletas irão às escolas, alunos e professores ao CNDA.
Ainda estão contempladas a realização de competições que vão movimentar as escolas. Competições interclasses, organizadas pelos professores nas aulas de educação física, indicarão equipes campeãs para o Festival Escolar de Bragança Paulista no CNDA, que qualifica para uma final, em novembro.
Parte importante, o treinamento será desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As Escolas Municipais que vão receber os polos de treinamento são Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana.
As atividades dos polos de treinamento serão realizadas após as aulas, com apoio da Caixa e da CBAt, que uniformizará os integrantes dos núcleos."Pretendo visitá-los sempre que der transmitindo todos os valores que o atletismo me ensinou”, afirma Darlan Romani, que vive em Bragança Paulista. "Vamos aumentar nossa base de atletas", acrescenta Sara Romani, mulher de Darlan e representante do Instituto Sanderlei Parrela, que vem atuando desde 2018 para também levar o atletismo às escolas.
A Caixa é a patrocinadora do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99121-8018 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média