Fortaleza - O primeiro campeão do Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 veio da marcha atlética 5.000 m em pista. No Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, o cearense Paulo Kennedy Rodrigues dos Santos, da AMDM-CE, venceu em 25:32.85, a melhor marca pessoal do menino de 15 anos, numa carreira que começou em 2017. O campeonato iniciado nesta sexta-feira (20/9) termina no domingo (22/9), às 16 horas, com o revezamento 4x75 m.
O pódio da marcha atlética teve dobradinha cearense, com João Paulo Nobre de Oliveira, também da AMDM, em segundo lugar (25:34.25). Micael Reichert, da AABLU-SC, foi o terceiro (26:57.89). Kauã Lucas Gasparim, da Prefeitura Municipal de Colombo-PR, liderou a prova até os últimos 200 m, quando Paulo deu uma arrancada e tomou a frente. Os dois travaram um duelo nos metros finais, mas Kauã foi desqualificado pela arbitragem, imediatamente após a linha de chegada, por "correr".
Em 2018, Paulo dos Santos foi apenas o sétimo colocado no Brasileiro Sub-16. "Mas desta vez eu tinha consciência de que seria bom no sprint e, por isso, corri em segundo, marcando o líder", disse o atleta, que começou e está até hoje na Associação dos Moradores do Bairro Dias Macedo de Fortaleza (AMDM).
Procurou o atletismo inspirado na Corrida de São Silvestre, que sempre acompanhou pela TV. Fez salto em altura, provas de velocidade, barreiras e corridas de fundo. Conheceu a marcha atlética quando o seu treinador, Luzemberg Lima, organizou uma prova de rua. "Fui e fiquei em segundo e comecei a fazer a marcha", comentou. Disse que se inspira nos ensinamentos do pai Francisco, já falecido, na mãe Francisca, e na namorada Larissa.
A premiação da marcha atlética foi feita à tarde, antes da abertura oficial da competição, por Rogério Pinheiro, secretário do Esporte e Juventude do Ceará, Thiago Rezende, Gerente de Marketing da Caixa, e Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da CBAt. A cerimônia de abertura teve também a participação de Ralciney Barbosa, Coordenador de Esportes da UNIFOR.
Neste sábado (21/9), o programa de provas terá início às 8 horas. O Estádio de Atletismo da UNIFOR fica na Avenida Washington Soares, 1.321, em Edson Queiroz, Fortaleza.
Também é possível ver a competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. Na mesma plataforma ficam todos os vídeos das competições. Para ter acesso às imagens é preciso acessar https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou baixar o app da TV NSports, disponível para Android e IOS.
O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Cearense de Atletismo (FCAt), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Esporte e Juventude.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99121-8018 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média