Bragança Paulista - O brasileiro Alison dos Santos (Pinheiros) é o destaque em reportagem no site da World Athletics. O texto, escrito por Jon Mulkeen, destaca a passagem do barreirista campeão pan-americano em Lima (PER) e finalista no Mundial de Doha (CAT) em 2019, para a categoria adulto, mas já na elite do atletismo: “Agora estabelecido na elite mundial, Dos Santos aprecia a primeira temporada como sênior”.
Leia a integra: https://www.worldathletics.org/competitions/olympic-games/news/alison-dos-santos-brazil-400m-hurdles.
Os 400 m com barreiras era uma prova que tinha como destaques os atletas Karsten Warholm, Rai Benjamin e Abderrahman Samba. “Mas, imperturbável, o jovem brasileiro Alison dos Santos produziu uma campanha inovadora que em muitas temporadas anteriores teria resultado em uma medalha no campeonato mundial”, informa a matéria da Word Atlhetics.
Entre abril e setembro, Alison revisou seu PB - e o recorde sul-americano Sub-20 - em sete ocasiões, encerrando a temporada com um tempo de 48.28, em 7º no Campeonato Mundial de Atletismo de Doha 2019.
“Seu tempo foi 0,07 mais rápido que a marca vencedora de Warholm no Campeonato Mundial de 2017. Em Doha, e no que se mostrou uma das maiores corridas de 400 m com barreiras da história, Dos Santos ficou com apenas 0,25 da medalha de bronze”, continua o texto da World Athletics.
A reportagem traz declarações de Alison. “Fiquei muito feliz por estar na final do Campeonato Mundial aos 19 anos e por compartilhar a pista com três dos homens mais rápidos do mundo na história”, disse ele. “Vi isso como uma oportunidade para melhorar meu próprio desempenho”.
E relata como foi a temporada, citando os títulos do Pan de Lima, do Pan Sub-20, do Sul-Americano adulto e sub-20 e da Universíade.
O texto ainda fala sobre a infância de Alison em São Joaquim da Barra, o início da carreira com a técnica Claudia Fidélis, e traz declarações do técnico atual Felipe de Siqueira.
E projeta a temporada de 2020, dizendo que Alison dos Santos já tem índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio. “Ele melhorou o índice de 48:90 várias vezes ao longo de 2019 e atualmente é o atleta mais jovem com a marca de qualificação.” Está a apenas 0.24 do recorde brasileiro e a 0.44 do recorde sul-americano, adulto.
“Tóquio está a alguns meses de distância, mas estamos focados no que temos que fazer e sabemos o que queremos alcançar. Gostaria de quebrar os 48 segundos em 2020 e gostaria de ganhar uma medalha em Tóquio”, é a declaração de Alison dos Santos que fecha o texto da reportagem da World Athletics.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média