Bragança Paulista - O Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) comunicou a ampliação das medidas adotadas em função da pandemia do COVID-19. A Portaria CBAt número 2/2020 comunicou, entre outras decisões, a suspensão dos campings nacionais e internacionais de treinamento e competições. Assim, a viagem dos velocistas e barreiristas para o Camping Internacional de Treinamento e Competição já em andamento na cidade de Chula Vista, Estados Unidos, foi adiada por tempo indeterminado.
Todas as Clínicas e Campings do Sistema Nacional de Treinamento (SNT) – Descoberta de Talentos (SNT) marcadas para os meses de março e abril também estão adiadas, em função da pandemia do Covid-19.
A partir desta terça-feira, 17 de março de 2020, o treinamento de atletas nas instalações do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, ficará restrito exclusivamente a atletas integrantes do Plano de Preparação Olímpica (PPO) do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e CBAt. O treinamento dos demais atletas de outros programas e usuários do CNDA fica suspenso por tempo indeterminado.
Os atletas integrantes do PPO que hoje não treinam no CNDA e precisam ter acesso a pista devem encaminhar solicitação escrita para o e-mail cnda@cbat.org.br, para controle interno da CBAt.
Os funcionários da CBAt que trabalham no CNDA, em Bragança Paulista, também terão suas rotinas alteradas. Os que puderem farão home office, de acordo com entendimento com suas chefias, e ou trabalharão em sistema de rodízio para que o número de pessoas presentes nos escritórios diminua.
A CBAt já havia comunicado o adiamento das Reuniões Ordinária e Extraordinária da Assembleia Geral, do dia 19 de março para data a ser informada posteriormente, em Guarulhos (SP),bem como do calendário de competições de 2020.
As competições adiadas foram a Copa Brasil Caixa de Meio-Fundo e Fundo e de Provas Combinadas, que seriam em Bragança Paulista, e o Troféu Norte Nordeste de Atletismo, em Recife, agora sem data definida para serem realizadas – todas estavam agendadas para abril. Foram canceladas, em caráter definitivo, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as 1ª e 2ª Etapas do Desafio CBAt/CPB, que seriam em São Paulo, neste mês de março (dias 22 e 26).
Todas as decisões têm por base as razões já publicadas na Nota Oficial nº 59/2020, de 14 de março de 2020. A decisão do Conselho de Administração está baseada na declaração de Pandemia da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e nas recomendações do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Guarulhos, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Athletics (WA) e agora também da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. E também da recomendação específica da Diretoria Médica da CBAt, assinada pelo médico André Guerreiro Gonçalves.
World Athletics cancela etapas da Diamond League
Devido ao crescente número de países afetados pelo vírus COVID-19, as três primeiras reuniões da temporada 2020 da Diamond League, agendadas para 17 de abril em Doha, no Catar, 9 e 16 de maio de 2020 na China, não podem ser realizadas. A decisão foi tomada pela WA e os comitês organizadores, autoridades locais e órgãos de administração esportiva.
É proibido entrar no Catar a partir de vários países e o governo de Doha suspendeu todos os eventos nacionais e internacionais por um período de 30 dias. Embora o número de novas infecções esteja diminuindo na China, permanece o fato de que os preparativos para as reuniões foram adiados por várias semanas e as fronteiras fechadas. As restrições de viagem tornam impossível a organização de competições internacionais de alto nível.
O plano atual é organizar o evento de Xangai no dia 13 de agosto. Novas datas para Doha e a segunda reunião na China ainda não foram anunciadas. Pode ser que os meetings sejam realizados após a final da Wanda Diamond League, em Zurique, de 9 a 11 de setembro, onde os campeões da Diamond League serão coroados, se a situação global permitir.
A World Athletics também já comunicou a suspensão do Mundial de Marcha Atlética de Minsk, na Bielorússia. Já havia cancelado o Mundial Indoor de Najing, na China, e o Mundial de Meia Maratona de Gdynia, na Polônia.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média