Bragança Paulista - A imprensa de todo o mundo noticiou na manhã desta terça-feira (24/3) que o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou que pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, programados para começar em 24 de julho, sejam adiados. A Olimpíada será em 2021.
A pandemia do COVID-19 causou o adiamento dos Jogos pela primeira vez na Era Moderna (cancelamentos ocorreram em 1916, 1940 e 1944, por causa de guerras mundiais).
A conversa telefônica que definiu o adiamento dos Jogos reuniu Abe, Bach, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e o líder da organização dos Jogos, Yoshiro Mori.
Abe Shinzo deu a informação aos jornalistas e disse que Thomas Bach, presidente do COI aceitou o pedido que foi confirmado por comunicado oficial. "Na circunstância presente, e baseado na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não além do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional."
Estava crescendo a pressão mundial da comunidade atlética pelo adiamento dos Jogos e por uma decisão rápida. As medidas de contenção ao COVID-19 estão impedindo os de treinar com o fechamento das pistas e competições preparatórias foram canceladas.
O Comitê Olímpico do Brasil, apoiado por todas as federações, inclusive a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), já havia manifestado a sua posição pelo adiamento dos Jogos.
Vários comitês e federações já haviam se manifestado, entre eles o Comitê Olímpico do Canadá - que publicou carta na segunda-feira (23/3) informando que iria boicotar os Jogos. Os Comitês da Austrália, Noruega e Grã-Bretanha pressionaram o COI e ameaçaram não participar dos Jogos. O The New York Times publicou uma pesquisa dando conta de que 78% dos atletas era favorável a um adiamento.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média