Bragança Paulista – A quarta etapa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo apontou na tarde deste sábado (7/11) mais sete campeões do evento, que termina neste domingo (8/11), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da CBAt, em Bragança Paulista (SP). A competição reúne 503 atletas de 18 Estados e Distrito Federal e marca a retomada do calendário nacional da modalidade após o período de pandemia da COVID-19.
O paulista Jonathan da Silva (ASPMP-SP), por exemplo, conquistou o bicampeonato do decatlo, com recorde pessoal de 6.820 pontos. Ele teve um bom resultado no salto com vara, com 4,30 m (tinha 4,00 m), mas não melhorou o resultado das outras nove provas. “No geral, não posso dizer que saiu como eu queria, mas treinei muito bem o salto com vara para chegar aqui e fazer uma boa competição”, comentou.
“Estou muito feliz com a marca. Ainda tenho como melhorar em tudo. Gosto de fazer o decatlo e para o próximo ano penso em me qualificar para o Pan Sub-23, e viso a Olimpíada de Paris, em 2024”, complementou o atleta, que começou no pentatlo em Osasco, é treinado pelo irmão Lucas da Silva Catanhede e defende Pindamonhangaba.
Já a pernambucana Maria Lucineida da Silva Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE) ganhou a sua segunda medalha de ouro na competição nos 5.000 m (venceu na sexta-feira os 3.000 m), com 17:41.21. “Foi uma prova boa e difícil porque o sol estava muito quente e o ar muito seco, mas foi bom porque ganhei mais um ouro. Estou muito feliz, trabalhamos muito para chegar até aqui. O ano passado fui ouro nos 3.000 m e prata nos 5.000 m”, lembrou Lucineida, que vive na cidade de Pesqueiras, que se despede das competições sub-20.
O paulista Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC) também conquistou o bicampeonato brasileiro. Ele venceu os 400 m, com 47.07. Já no feminino, a vitória foi de Marina Severina Pereira de Siqueira (CASO-DF), com 57.51.
O lançamento do disco foi vencido pelo catarinense João Victor Dalandrea dos Santos (ACARISUL-SC), com 51,42 m.
No revezamento 4x100 m feminino, vitória da equipe do Centro Olímpico-SP. Letícia Quingostas de Oliveira, Nicole Vieira de Jesus, Ana Luiza dos Santos e Juliana Estevão da Silva Oliveira completaram a prova em 47.89.
No masculino, a Orcampi-SP foi a campeã. Erick Silva de Jesus, Álvaro Fernando Cruz Nery, Guilherme Coelho da Silva e Marcos Paulo Leal Ferreira formaram o quarteto, que ganhou a prova com o tempo de 42.14.
No heptatlo, após as quatro primeiras provas, Ana Luísa Couto Soares Ferraz (Orcampi) ocupa a liderança, com 3.047 pontos.
Devido às restrições em vigor, o campeonato está seguindo medidas preventivas sanitárias, como medição de temperatura na entrada do CNDA, tótens de álcool em gel, distribuição de máscaras para os atletas na saída da pista, depois das provas, e uso do equipamento entre as tentativas nas provas de campo, além disso, o próprio atleta coloca a medalha no pescoço no pódio e é feita limpeza de todos os implementos a cada arremesso/lançamento.
A Orcampi (SP), que lidera a classificação masculina, com 76 pontos, assumiu o primeiro lugar na colocação geral, com 123 pontos, seguida do SESI-SP (92), IPEC-PR (77), Centro Olímpico-SP (67) e ASEMPAR-PR (55). No feminino, a liderança é do IPEC, de Londrina, com 61 pontos.
A Confederação Brasileira de Atletismo transmite a competição, que termina neste domingo, ao vivo por seu youtube no endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=SkwBkAvep-I&feature=youtu.be
Mais informações, como resultados completos e programa horário podem ser obtidos no link:
http://cbat.org.br/novo/competicoes/brasileiro_sub20/2020/
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média