Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) agradeceu aos responsáveis pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, equipamento da Prefeitura de São Paulo, e a Federação Paulista de Atletismo (FPA) pelo suporte e a parceria de sucesso na realização do XXXIX Troféu Brasil Caixa de Atletismo, de 10 a 13 de dezembro. A mais importante competição de clubes da América Latina reuniu 770 atletas, de 126 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal, revelando a força do esporte numa temporada tão atípica.
A CBAt também agradeceu o seu parceiro de décadas, a Caixa, a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, e a todos os apoiadores Nike, Solst, Pista e Campo e Sabor da Terra pelo sucesso da competição realizada, ainda que sem público e com todos os protocolos exigidos em função da pandemia da COVID-19, até mesmo o distanciamento social nas arquibancadas, ocupadas apenas por treinadores.
O Centro Olímpico é ligado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) da Prefeitura de São Paulo, dirigido pelo ex-judoca medalhista olímpico Tiago Camilo e tem como responsável pelo atletismo Alex Martins Guimarães. A FPA é comandada por Joel Oliveira. As entidades deram suporte para a realização do Troféu Brasil e o Centro Olímpico também recebeu, em sua pista reformada, o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, no dia 6 de dezembro – há 25 anos a competição não era realizada em São Paulo.
O Esporte Clube Pinheiros confirmou seu favoritismo e conquistou o pentacampeonato do Troféu Brasil Caixa de Atletismo com 511.5 pontos na classificação geral. A Orcampi, de Campinas, que foi campeã brasileira sub-18 e sub-20, comemorou o vice-campeonato, com 211 pontos, e a AABLU, de Blumenau, ficou e terceiro lugar no geral, com 194 pontos. Dos 126 clubes participantes da competição, 74 marcaram pontos, colocando atletas entre os oito finalistas.
Na classificação de medalhas por Estado, São Paulo conquistou 68 pódios, sendo 26 ouros, 21 pratas e 21 bronzes. Santa Catarina ficou na segunda colocação, com 26 (9, 7 e 10), seguida do Paraná, com 11 (4, 5 e 2).
Os melhores atletas da competição foram Felipe Vinícius dos Santos (AABLU) e Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros). Felipe venceu a prova do decatlo, com 8.364 pontos, a segunda na história da América do Sul, obtendo o índice olímpico para Tóquio. Já Gabriele levou o título de melhor participante do feminino pelo segundo ano seguido. Ela venceu o salto triplo, com 14,17 m (-1.0), ficando em 17º lugar no ranking mundial da prova.
“Já é uma competição emblemática e, desta vez, foi mais ainda por tudo o que passamos no ano com a pandemia. A única palavra que encontro para definir o Troféu Brasil 2020 é espetacular", disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt. “Precisamos agradecer a São Paulo e aos nossos patrocinadores pelo sucesso da competição”, acrescentou.
O público não esteve presente por causa da COVID-19 mas pôde acompanhar tudo por transmissão de TV de qualidade e completa - inclusive das duas provas de marcha atlética - no Canal Atletismo da TVNSports - este ano em parceria com a BandSports. Foram quatro dias de transmissão, de todas as provas do programa. Também o site e as redes sociais da CBAt - instagram e facebook - propiciaram aos fãs a possibilidade de acompanhar a competição com informações, vídeos e imagens de todas as provas.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média