Capa

Treinadores brasileiros concluem curso da World Athletics

01.02.2021  |    28 visualizações

A segunda turma dos 64 inscritos, que já participaram da fase virtual, em novembro de 2020, concluiu a etapa presencial no CNDA. Com a formação, o atletismo brasileiro ganha respeito, diz a aluna ilustre Gianetti de Sena Bonfim, treinadora de Caio Bonfim

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) concluiu na última semana a etapa presencial da segunda turma do Curso para Treinadores Nível I da World Athletics no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). O curso, do Sistema de Formação e Certificação da WA, começou a ser ministrado em novembro de 2020 por meio virtual.

Os 64 treinadores participantes foram divididos em três turmas. O segundo grupo, integrado por 20 treinadores, teve aulas presenciais até domingo (31/1), com os ministrantes Kiyoshi Takahashi e Ricardo de Souza Barros.

A turma contou com a renomada treinadora Gianetti de Sena Bonfim, mãe do marchador Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017; prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2009 e bronze em Toronto-2015; 4º nos 20 km nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. "Fazer o curso era um desejo meu desde que comecei a ser treinadora. Abandonei de vez a minha profissão de advogada - recentemente recusei uma causa e indiquei um amigo - porque agora estou em outro momento da minha vida e me apaixonei por isso. O Caio apareceu e me vi na obrigação de me aperfeiçoar e torná-lo um campeão de alto nível. E não quero só fazer o nível 1 não, quero fazer todos", disse a treinadora.

Gianetti acrescentou que na medida em que forma mais treinadores mais respeito terá o atletismo brasileiro internacionalmente. "Falta olharem para nós com respeito", disse. "E quanto mais eu me aperfeiçoar, mais eu chegar perto da perfeição... eu quero isso. Quero chegar no nível de ministrar cursos também."

A opção ainda esta relacionada com o CASO, a equipe com a qual trabalha em Brasília, e que está desenvolvendo também outras provas, além da marcha atlética. A treinadora disse que a equipe renovou com a Caixa, "um suporte sensacional para continuar trabalhando", como definiu, e está com vários treinadores, atuando por grupos de provas.  

A segunda turma recebeu o professor Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt, que destacou a importância da formação e dos cursos que a WA proporciona. "A CBAt agradece a presença de vocês, explorem ao máximo o conhecimento que estão adquirindo", disse a todos. "Mesmo com a pandemia não interrompemos a formação, usando os meios virtuais para dar sequência aos nossos programas."

A terceira e última turma se reunirá de 4 a 7 de fevereiro, também no CNDA, com o diretor Kiyoshi Takahashi e o assistente Felipe de Siqueira da Silva. Serão 24 participantes.

O Curso para Treinadores Nível I da World Athletics tem representantes registrados em 23 Federações: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
28.07.2023

A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana

30.04.2023

O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro

02.04.2023

Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana

22.08.2022

O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média