Bragança Paulista - Álvaro José Paes Leme, jornalista e locutor da BandSports, que foi parceira da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da TVNSports na transmissão dos últimos GP Brasil e Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em dezembro de 2020, é o primeiro entrevistado do podcast Última Volta de 2021, disponível nas plataformas de áudio como Spotify e Deezer. O programa 26 traz um bate-papo descontraído e muitas histórias contadas por Álvaro José, o Alvinho, que tem um currículo expressivo na cobertura de esportes olímpicos e do atletismo.
Álvaro José, que também é comentarista da NBA na TV Bandeirantes, cobriu 10 edições de Jogos Olímpicos, a partir de Moscou-1980 pela rádio Bandeirantes, mas considera inesquecível sua primeira Olimpíada pela TV, em 1984, em Los Angeles, quando narrou o ouro olímpico de Joaquim Cruz nos 800 m. "Foi uma edição incrível, fantástica, mesmo com o boicote, e tive o privilégio de narrar a medalha de ouro do Joaquim Cruz - todos os dias eu estava no Coliseu de Los Angeles, mas não esqueço aquele 6 de agosto", disse Álvaro que no mesmo dia fez o jogo de vôlei entre Brasil e Estados Unidos, com Luciano do Vale. "Num mesmo 6 de agosto Arthur Zanetti ganhou ouro nas argolas em Londres-2012 e nasceu meu filho Alexandre", completou o pai também da atriz Fernanda Paes Leme. O 6 de agosto, de vários anos, tem lugar especial em suas memórias.
O atletismo teve papel preponderante na vida de Álvaro José que também narrou a medalha de bronze de Robson Caetano da Silva em Seul-1988.
Álvaro relatou passagens pitorescas e dificuldades tecnológicas como o fato de o atletismo não estar no ar quando Joaquim Cruz iria correr. Ele entrou no programa da Hebe Camargo sem retorno de imagem. "O Juarez Soares entrou no meu ouvido e disse: 'Alvinho, a Hebe está com um vestido brilhante, longo, com pedras, em diamante e preto... Eu fechei o olho, naquele calor infernal, e soltei... Hebe você está maravilhosa com esse vestido brilhante.' Todo mundo achou que eu estava com retorno de vídeo em 1984, algo que foi pintar só em Barcelona-1992, para a Globo e a Bandeirantes - havia uma única tevê no local, com satélite compartilhado para todo mundo, não havia retorno. Me empolguei com a prova e o Joaquim não deixou para ninguém e eu falei três vezes fantástico nos últimos metros."
Também narrou as duas primeiras lutas do campeão olímpico no judô Rogério Sampaio, atualmente CEO do Comitê Olímpico do Brasil (COB), às cegas, com ajuda de uma escuta no Montjuic. "As duas primeiras lutas eu não vi, fiz sem enxergar."
Em Pequim-2008 narrou o jamaicano Usain Bolt e seus feitos no atletismo e o nadador Michael Phelps. Em Londres-2012, narrou o revezamento 4x100 m do atletismo, junto com Robson Caetano que era comentarista da Band. Fez as provas do Phelps e do Bolt no Rio-2016 e narrou também a medalha de ouro do Thiago Braz no salto com vara, que definiu como "um momento incrível para o esporte do Brasil e que mostrou que em Olimpíada nem sempre o favorito leva".
Questionado sobre o melhor atleta brasileiro de todos os tempos não teve dúvida: o bicampeão do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva. E os cinco maiores atletas olímpicos que ele narrou em ação: Usain Bolt, Michael Phelps, Carl Lewis - narrei todas as medalhas deles, entre 1984 e 1996 -, Michael Jordan, e Serguei Bubka. Disse que o atletismo é seu esporte favorito, e falou também de paixões como o tênis e o basquete.
Álvaro José disse ainda que deve narrar os Jogos Olímpicos de Tóquio, de 23 de julho a 8 de agosto, e que gostaria muito de narrar Darlan Romani na final do arremesso do peso, de mostrar o bicampeonato olímpico de Thiago Braz e torce muito por um grande revezamento 4x100 m do Brasil.
Vale a pena conferir o podcast Última Volta #26, produto do Departamento de Marketing da CBAt que nesta edição teve a condução de Eder Mota e a participação dos jornalistas Heleni Felippe e João Pedro Nunes.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média