Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamenta a morte do atleta olímpico Odirlei Carlos Pessoni, de 38 anos, que fez decatlo antes de migrar para os esportes no gelo e integrar a seleção brasileira de bobsled, neste sábado (27/3), em um acidente de moto na região da Represa de Peixoto, próxima à cidade de Ibiraci (MG). A CBAt registra o seu profundo pesar e expressa sentimentos a familiares e amigos.
Natural de Franca (SP), Odirlei tinha 38 anos e se preparava para disputar a terceira Olimpíada de Inverno da carreira em 2022, em Pequim, na China. Odirlei já havia participado de dois Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi-2014 e em PyeongChang-2018.
Segundo um amigo da vítima, Odirlei e outras pessoas estavam fazendo trilha de moto em uma estrada de terra – trilhas das placas - , sentido Peixoto-Sete Voltas, quando foi atingido por um carro.
Em 2004, Odirlei trabalhava como coletor de lixo em Franca, quando começou a praticar atletismo (primeiro no salto em altura). Por conta da resistência e da força física adquiridas como coletor optou pelo decatlo, as provas combinadas do atletismo. Foi campeão dos Jogos Abertos, brasileiro, sul-americano e ibero-americano. Em 2009, conheceu o bobsled, trenó que desce em pistas de gelo, esporte olímpico de inverno. Foi convidado por Edson Bindilatti que também era decatleta.
“Sempre disposto a ajudar, sempre disposto a fazer as coisas acontecerem. Era nosso mecânico, que regulava nosso trenó, um baita atleta, que fazia a diferença. No topo da pista ninguém assustava ele. Vinha com toda vontade e coração muito bom. Nosso ‘ranzinza’ amado. Não sei o que dizer. Apenas coisas boas”, disse Bindilatti.
“Lamentamos o acidente que tirou a vida de um atleta que nasceu para o esporte no atletismo. Em meu nome e no da CBAt quero expressar os pêsames aos seus familiares e amigos”, disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média