Bragança Paulista - Geisa Arcanjo (Pinheiros) terminou a manhã deste sábado (24/4) feliz com a marca de 18,39 m no arremesso do peso - 9ª do mundo pelo ranking da World Athletics - obtida no Torneio Cidade de Bragança Paulista - Capital Nacional do Atletismo, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA). O torneio visa a dar oportunidade aos atletas de tentarem melhorar suas marcas no Ranking Nacional e conseguir vaga para o Campeonato Sul-Americano Adulto, de 14 a 16 de maio, em Buenos Aires, Argentina.
Serão chamados os dois primeiros colocados no Ranking nas provas individuais e o prazo para a obtenção de marcas, segundo os critérios de convocação, termina nesta segunda-feira (26/4).
Geisa, que já liderava o Ranking da prova e tem sua convocação para o Sul-Americano assegurada, comemorou o fato de arremessar acima dos 18 metros - ficou a 11 cm do índice olímpico. Sua melhor marca é 19,02 m, do 6º lugar da Olimpíada de Londres-2012. "Eu já esperava fazer acima dos 18 metros, mas a surpresa foi ficar tão perto do índice olímpico (18,50 m). Me dá a confiança de que o índice olímpico está na porta", disse Geisa, que não arremessava acima dos 18 metros desde 2016 e a Olimpíada do Rio, quando foi 9ª colocada (com 18,16 m e 7ª na qualificação com 18,27 m).
Apenas três atletas entraram na disputa por posição no Ranking e Livia Avancini (IPEC) fez 17,54 m e Keeley Medeiros (Pinheiros), 16,77 m.
Na velocidade, Jorge Vides (Pinheiros) fez o melhor tempo dos 100 m, com 10.30 (0,8 m/s). Jorge Vides, que estava em Chula Vista, no camping de revezamentos da seleção brasileira, se machucou na primeira competição que fez nos Estados Unidos. "Lá consegui competir, fiz 10.38 na semifinal, mas depois senti dor no adutor (perna direita), e decidi não fazer mais as competições para tratar, chegar bem no Brasil para voltar a treinar bem. Me senti um pouco cansado por causa da viagem - chegamos na terça (20/4) -, a marca ainda não é a que eu esperava, mas agora é trabalhar para melhorar cada vez mais e buscar o índice individual."
Luís Gabriel Pereira Silva (MEM) ficou com o segundo melhor tempo nos 100 m, com 10.39, e Bruno Lins (CT Maranhão) com o terceiro (10.38).
Bruna Farias (CT Maranhão) obteve o melhor tempo nos 100 m, com 11.67 (-0,4 m/s), seguida por Gabriela Mourão (CT Maranhão), com 11.86, e Andressa Moreira Fidelis (Pinheiros), com 11.91. Também retornou dos Estados Unidos na terça-feira. "Mas era uma oportunidade muito boa de competir aqui e temos de aproveitar para pegar ritmo para o Troféu Brasil, para entrar na Olimpíada. A gente precisa de competição e é muito interessante a CBAt abrir essa oportunidade para a gente. Foi um bom tiro", disse a alagoana Bruna.
A velocista elogiou o camping de treinamento em Chula Vista, nos Estados Unidos. "Um pista só para os atletas brasileiros e importante pelas competições também. Tive um pouco de azar porque em todas as minhas competições tiveram vento positivo. Esse meu 11.67 é o que vale para o ano."
Allan da Silva Wolski (Pinheiros) foi o melhor no lançamento do martelo com 69,50 m. "É muito satisfatório poder transferir o que estou fazendo no treino. Perdi muitos treinos com aquele abre e fecha durante a pandemia em São Paulo, consegui vir para Bragança e dar continuidade e, depois da cirurgia (após o Troféu Brasil, em dezembro, do joelho direito, o da tração), tem sido bom ter essa constância nos treinamentos. Os resultados estão subindo, tenho evoluído técnica e fisicamente, as coisas estão encaixando e estou com muita vontade." Mariana Grasielly Marcelino foi a melhor no lançamento do martelo feminino, com 59,41 m.
Com todos os protocolos de segurança sanitária por causa da COVID-19 e sem a presença de público, o Torneio Cidade de Bragança Paulista - Capital Nacional do Atletismo prossegue neste domingo (25/4) com foco na convocação da seleção brasileira que vai ao Sul-Americano.
Os protocolos sanitários estão sendo seguidos com absoluto rigor. Além do uso da máscara e álcool em gel, considerados básicos, a CBAt, com apoio médico especializado da sua nova parceira Prevent Senior Sports, está fazendo o escaneamento térmico de todas as pessoas que entram no CNDA - atletas, treinadores e árbitros -, num torneio que é fechado ao público. Na primeira sinalização de possibilidade da presença de COVID, a partir da medição de temperatura, estão disponíveis 100 testes rápidos para testagem.
O CNDA ainda adotou várias outras medidas como o distanciamento entre os atletas antes e depois das provas que são individuais, assim como dos treinadores que se posicionam com distanciamento nas grades. Não há cerimônia de premiação, os implementos usados são limpos antes e após o uso pelos atletas, que deixam o CNDA logo após suas performances.
Confira TODOS OS RESULTADOS do Torneio Cidade Bragança Paulista.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média