Bragança Paulista – A medalhista olímpica Rosemar Maria Coelho Neto Menasse, que tem uma rica história ligada ao atletismo, está prestes a viver um sonho importante como mãe. Dentro de poucos dias, vai ser professora da filha Valentina, de 6 anos, bisneta do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, na iniciação esportiva no SESI de Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo, onde trabalha também como treinadora.
Com a alegria de ver sua menina, que adora fazer abominais e gosta de esportes, na iniciação esportiva do SESI, Rosemar, integrante do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - única mulher na gestão da modalidade -, representa todas as mães da modalidade neste segundo domingo de maio, tão especial e aguardado pelas famílias brasileiras.
“Ela já estuda no SESI e agora vou ser a professora dela. Vou ensinar os primeiros passos na área esportiva. Estou imensamente feliz com a oportunidade”, disse Rosemar, medalha de bronze no revezamento 4x100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. “Falar da Valentina é um orgulho. Ela, como costumo dizer, é uma dádiva de Deus, uma menina muito carinhosa, que gosta muito de esporte.”
Integrante também do Conselho Nacional de Esportes, vinculado ao Ministério da Cidadania do Governo Federal, Rosemar encerrou a vitoriosa carreira em alto nível aos 37 anos, quando descobriu que estava grávida. “Estava treinando normalmente, fazendo agachamento com 150 kg, e competindo, quando descobri a gravidez em 2014”, lembrou. “No primeiro ultrassom que fiz e médica me disse que o feto fazia gestos de abdominais, exercício que Valentina gosta muito de fazer.”
Aos 44 anos, completados no dia 1º de janeiro, Rosemar é casada com Diego Ferreira da Silva Menasse, neto do bicampeão olímpico do salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva. Ela integra também o grupo de Heróis do Atletismo, a quem representa no Conselho de Administração. É também uma porta-voz natural do esporte na comunidade do Vale do Ribeira (SP) e dá nome a uma pista oficial na cidade de Cajati, na região.
Nascida em Juquiá, apenas porque a cidade tinha, na época, melhor estrutura de saúde, ela foi criada em Miracatu (SP). As cidades ficam a cerca de 20 km de distância uma da outra. A atleta paulista foi uma das melhores velocistas do País. Tem 11.31 (1.6) e 23.10 (0.4) como recordes pessoais nos 100 m e nos 200 m, respectivamente. Além da medalha olímpica de bronze em Pequim, quando correu ao lado de Lucimar Moura, Thaissa Presti e Rosangela Santos, Rosemar foi quarta colocada no 4x100 m do Campeonato Mundial de Berlim-2009. Participou ainda da Olimpíada de Atenas-2004.
Campeã brasileira e sul-americana, a velocista tem quatro medalhas em Campeonatos Ibero-Americanos de Atletismo – uma de prata e três de bronze nos 100 m e 200 m.
Treinadora do SESI, integrante da Associação Desportiva Atletismo Brasil (ADAB) e palestrante, Rosemar mantém um projeto social voltado para o atletismo em Miracatu, o “Atletismo Transformando Vidas”, que faz um trabalho de inclusão e transformação social.
Desde o ano passado, Rosemar voltou ao esporte. Em dezembro, por exemplo, participou do Campeonato Paulista de Atletismo Máster, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. “Depois de 6 anos fora das pistas, fui campeã nos 100 m e do revezamento. Minha filha torceu muito e me colocou a medalha.”
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média