Bragança Paulista - A Caixa Econômica Federal e as Loterias Caixa anunciaram oficialmente nesta terça-feira (1/6) o patrocínio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação do presidente Jair Bolsonaro, até junho de 2022. Foram anunciados ainda os novos contratos da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e de atletas do Skate.
Ao todo, são 12 patrocínios a modalidades ou projetos esportivos, consolidando a Caixa como maior apoiadora do esporte brasileiro, com um total de R$ 82 milhões destinados a diversos setores neste ano de Olimpíada.
Participaram da assinatura, além do presidente da República, o secretário Especial de Esportes Marcelo Magalhães e o presidente da Caixa Pedro Guimarães, entre outras autoridades presentes na cerimônia.
Os representantes da CBAt foram Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente do Conselho de Administração da CBAt, e a representante dos medalhistas Rosemar Coelho Neto. O presidente do Conselho de Administração, Wlamir Motta Campos, voltava ao Brasil em um voo da seleção brasileira, após acompanhar o desempenho da equipe no Sul-Americano de Guayaquil, no Equador. A cerimônia ainda teve a participação dos medalhistas olímpicos Maurren Maggi, André Domingos e Arnaldo de Oliveira.
“Esse contrato com as Loterias Caixa é, nesse momento, o oxigênio para a modalidade, mas é também a continuidade de uma parceria antiga. Viemos confirmar esse relacionamento de 20 anos, que tem raízes e que vai ter ainda mais sucesso”, afirmou Edson Luciano Ribeiro. “Tivemos uma cerimônia formal, que acabou de um modo mais informal num almoço com o presidente Bolsonaro e o secretário Marcelo Magalhães.”
Para Rosemar, o patrocínio das Loterias Caixa, 'é tudo'. “A diferença que isso fez na minha vida de atleta e faz na vida das crianças é enorme e só vai melhorar com novas ideias. Só consigo dizer que é tudo”, lembrou a ganhadora da medalha de bronze no revezamento 4x100 m em Pequim-2018 e integrante do Conselho de Administração da CBAt.
No atletismo, além da CBAt, dois projetos de sucesso foram beneficiados: o Futuro Olímpico, do medalhista Arnaldo de Oliveira, que prepara talentos no Rio de Janeiro (RJ), e do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), projeto do Distrito Federal responsável por formar atletas como Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017 e quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 nos 20 km em marcha atlética.
Caio Bonfim participou da cerimônia como convidado por fazer parte do CASO, que já tem o apoio das Loterias Caixa. “Estou feliz com o patrocínio para a CBAt, e parabenizo a entidade pela iniciativa e luta pela renovação”, comentou o maior marchador da história do atletismo brasileiro. “A gente sabe como o atletismo era antes da Caixa e depois da Caixa. Acho que vamos ter mais frutos não só a Confederação, mas principalmente para os atletas. Estou muito feliz.”
A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O último Brasileiro do calendário de 2024 será na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, na categoria para atletas de 13 a 15 anos; os três dias de disputas - de sexta-feira a domingo (1 a 3/11) - serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil