Capa

Atletismo terá galeria permanente no eMuseu do Esporte

20.07.2021  |    35 visualizações

No dia da abertura do torneio olímpico da modalidade em Tóquio (30/7), os ídolos e conquistas históricas do esporte ganharão merecido destaque em exposição virtual 3D

Bragança Paulista - O atletismo brasileiro terá galeria permanente no eMuseu do Esporte, a partir de agosto. A galeria entra no ar no dia 30 de julho, quando começa o programa de provas do atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pelo horário japonês. Numa parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o eMuseu a galeria trará os principais personagens do esporte número 1 do programa olímpico, que existe desde a Antiguidade e a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em 1896.

Esta será a décima galeria fixa do eMuseu, que tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O patrocínio do projeto é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.

A curadoria desta exposição do atletismo será de Martinho Nobre dos Santos, da CBAt. Serão expostos acervos das grandes conquistas do atletismo brasileiro, sua história e a trajetória de seus grandes atletas, dentre eles os campeões olímpicos Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Maurren Higa Maggi e Thiago Braz da Silva e os medalhistas em mundiais como Fabiana Murer, Zequinha Barbosa e Mauro Vinícius da Silva, o Duda.

O atletismo brasileiro tem 17 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze) ganhas em Olimpíadas. Um total de 34 medalhas foram conquistadas em Olimpíadas e em Mundiais ao ar livre e indoor adultos.

Os amantes do esporte poderão conhecer como a hegemonia do Brasil na América do Sul foi construída por meio das conquistas em campeonatos de área e também a atuação de atletas brasileiros em Jogos Pan-Americanos. 

“Para a CBAt é uma honra, uma alegria imensa estarmos no eMuseu. O atletismo brasileiro tem uma história vitoriosa, com mais de 20% das medalhas olímpicas do país. Poder levar um pouco dessa história para a tela de um computador, um tablet, um smart phone é algo fantástico. Essa interatividade e a utilização da tecnologia para a preservação da história, da memória é uma ferramenta fantástica. A história do atletismo nacional é a bússola que nos guia para o futuro”, ressalta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

“A galeria da Confederação Brasileira de Atletismo marca o início dos lançamentos do eMuseu em 2021. Para nós, é uma grande honra contar com a parceria e com o acervo de uma confederação tão renomada. Temos muito orgulho de ter agora a CBAt ao lado das demais entidades que possuem galerias no eMuseu”, afirma a Professora Dra. Bianca Gama Pena, idealizadora do eMuseu do Esporte com o Professor Dr. Lamartine Da Costa (UERJ).

A galeria do atletismo em plataforma 3D, com tour virtual aos acervos digitais, se juntará com as demais que já formam o eMuseu: Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Desporto Militar, Enel e Museu Galeria Olímpica. 

O eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), por meio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS). O eMuseu está no Instagram - @emuseudoesporte_oficial e no Facebook - @emuseu.esporte.

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
31.10.2024

O último Brasileiro do calendário de 2024 será na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, na categoria para atletas de 13 a 15 anos; os três dias de disputas - de sexta-feira a domingo (1 a 3/11) - serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil

31.10.2024

A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia

30.10.2024

A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"

29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil