Capa

Paulista ganha o 2º ouro no Brasileiro Sub-16

02.10.2021  |    80 visualizações

Maria Eduarda de Oliveira, de Barra Bonita, é destaque do segundo dia de competições, em Cascavel, no Paraná, ao vencer o salto em altura, apesar da forte chuva que prejudicou o desempenho dos atletas na tarde deste sábado

Cascavel (PR) - A paulista Maria Eduarda de Oliveira, de 14 anos, conquistou na tarde deste sábado (2/10) a segunda medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, que termina neste domingo (3/10), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel, Paraná. A chuva forte da tarde prejudicou um pouco o andamento das provas e o desempenho dos participantes, mas nada que afetasse o nível técnico.

A atleta de Barra Bonita-SP ganhou na sexta-feira a prova do salto triplo, com 11,12 m (-1.8), e venceu na quarta etapa da competição o salto em altura, com 1,59 m.

“Eu faço as duas provas, o triplo e o altura. Eu comecei no altura, mas não tenho uma preferida. Eu amo as duas. Eu melhorei minha marca - tinha 1,57 m. Tentei 1,62 m e não consegui por detalhes, passei alto, mas não ergui o quadril. Mas saio muito estimulada porque é o meu primeiro Campeonato Brasileiro”, disse a atleta.

Geneciano Pereira da Silva, treinador de Maria Eduarda, lembra a evolução da saltadora. “Ela melhorou muito de um ano para cá. Está comigo há três anos, mais efetivamente há um ano e está tendo resultados expressivos no triplo e no altura e corre barreiras também”, disse. “Ela ganhou duas medalhas de ouro, mas tem muito a desenvolver ainda. Estamos trabalhando passo a passo para que ela consiga se desenvolver aos poucos, mas de forma significativa.”

Maria Eduarda Conceição da Silva (FME Timbó-SC) ficou com a medalha de prata, com 1,50 m, seguida de Lívia da Silva Américo (BNB Clube-CE), com 1,47 m.

O paranaense Eric Guedes Cardoso (ASEMPAR/Paranavaí-PR) foi outro destaque. Ele venceu o salto em altura, com 1,75 m, e terminou em terceiro lugar no pentatlo, garantindo duas medalhas. Aos 15 anos, mostrou potencial.

“Estou muito cansado, porém extremamente feliz por chegar aqui e ser campeão brasileiro no salto altura e bronze no pentatlo, prova que eu nunca havia feito antes”, comentou. No pentatlo, Eric saltou 1,88 m no altura, sua melhor marca pessoal. Ele entrou no atletismo em 2017, na escolinha, em Paranavaí, na cidade em que nasceu. Disputou o Brasileiro Sub-18, em São Paulo, e fez 1,87 m no salto em altura.

Já Cledson Rodrigues Nurnberg (ASA São Ludgero-SC), de 15 anos, foi o campeão do pentatlo, com 3.067 pontos, e terceiro colocado no altura, com 1,70 m. “Foi um resultado muito bom no meu primeiro pentatlo. Eu sou novo na prova”, disse. Ele é atleta de San Ludgero, onde começou com 9 anos. “O meu professor me botou no pentatlo porque ele viu no ranking, somou todas as provas e viu que eu tinha chance de ganhar.”

Para o treinador Jemerson Fernandes, o futuro de Cledson ainda não está definido. "Ainda não definimos uma prova para ele e como treina tudo - barreiras, saltos, era uma menino do salto em altura - a gente optou por ele vir e fazer o pentatlo. Deu certo", comentou.

Vinícius de Brito (ACARISUL-SC) garantiu a prata no pentatlo, com 2.892 pontos, enquanto Kirian Petrus Baptista de Moura (Prefeitura de IVOTI/IEI-RS) ficou em segundo lugar no salto em altura, com 1,70 m.

No salto com vara, prova que sofreu muito por causa da chuva, Renan Firakawa Akamine (Centro Olímpico-SP) confirmou seu favoritismo e venceu com 3,70 m, melhor marca do ano. Wesley Henrique Dionísio da Silva (Centro Olimpico-SP) ficou em segundo lugar, com 3,00 m, seguido de Kauan Lima Batista (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), com 2,90 m

Na classificação geral parcial, após quatro etapas, a APA/SECEL Jaraguá do Sul (SC) lidera a competição, com 53 pontos, seguida da ASEMPAR/Paranavaí (PR), com 43, e do Centro Olimpico-SP, com 40 pontos.

Sem a presença de público, por causa das restrições causadas pela pandemia da COVID 19, o Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 tem transmissão ao vivo pelo youtube da CBAt: ASSISTA AQUI

Mais informações como programa horário, histórico, resultados e participantes CLIQUE AQUI

O Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
31.10.2024

O último Brasileiro do calendário de 2024 será na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, na categoria para atletas de 13 a 15 anos; os três dias de disputas - de sexta-feira a domingo (1 a 3/11) - serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil

31.10.2024

A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia

30.10.2024

A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"

29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil