Cascavel (PR) - A APA/SECEL/Jaraguá do Sul (SC) conquistou o título do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, a categoria de entrada nas disputas nacionais da modalidade, realizado de sexta-feira (1/10) a domingo (3/10), no Centro de Treinamento de Atletismo de Cascavel, no Paraná. A equipe catarinense somou 103 pontos na classificação geral. A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi a vice-campeã (85), seguida pela Geração de Atletismo Cianorte, do Paraná (71). Um total de 73 equipes somaram pontos.
Os dois melhores atletas da competição foram Pietra Campbell Simões, do CASO-DF, vencedora dos 80 m com barreiras, com 11.77 (1.0), e Renan Akamine, do Centro Olímpico-SP, que ganhou duas medalhas de ouro, no salto com vara e no salto em distância.
"Foi um trabalho coletivo, da equipe que competiu, não só dos atletas, mas também a parte que a gente não vê, que são os pais, o poder público, os nossos associados, a comunidade, os patrocinadores. Todos são a força que faz os atletas chegarem aqui e aparecer", afirmou o treinador Ezequiel Wagner. A equipe teve 13 atletas na competição.
Na categoria masculina, o campeão foi o Centro Olímpico (76 pontos), com o ASEMPAR/Paranavaí em segundo (51) e o IPEC-PR em terceiro (43). No feminino, o campeão foi a Geração Atletismo Cianorte-PR (71), com Jaraguá do Sul em segundo (71) e APCEF-MG em terceiro (58,5).
No quadro de medalhas São Paulo foi o campeão com 17 (8 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze), seguido pelo Paraná com 17 (6 de ouro, 6 de prata e 5 de bronze) e de Santa Catarina com 20 (5 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze). Mato Grosso foi o quarto no quadro geral de medalha com 8 (3, 3, 2) e Rio Grande do Norte, o quinto com 5 (3, 1, 1).
São Paulo também conquistou o maior número de medalhas por gênero, 10 no masculino (4, 3, 3) e 7 no feminino (4, 0, 3). O Paraná foi o segundo colocado no masculino com 9 (3, 3, 3) e terceiro no feminino com 8 (3, 3, 2). Santa Catarina ficou com o terceiro lugar no masculino com 11 medalhas (2, 4, 5) e em segundo no feminino com 9 (3, 4, 2).
"A chuva foi um grande desafio desde sexta-feira, mas os atletas mostraram uma superação grande, também os treinadores que compreenderam a necessidade de ajustes no programa horário, no primeiro dia. Fica também o registro do quinto e último Brasileiro de 2021. Temos de fazer também um elogio a participação da arbitragem que teve de se superar - trabalhou os três dias na chuva, fazendo um trabalho de excelência", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
"Apesar da chuva, tivemos muitos season best, personal best, as crianças mostraram que atletismo é superação. É uma categoria de entrada, onde muitos ainda não definiram as provas e agradeço aos treinadores por darem a oportunidade para os atletas circularem por várias provas. Essa versatilidade mostra os talentos", acrescentou Wlamir.
Resultados completos podem ser acessados CLIQUE AQUI
O Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 teve apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O último Brasileiro do calendário de 2024 será na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, na categoria para atletas de 13 a 15 anos; os três dias de disputas - de sexta-feira a domingo (1 a 3/11) - serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil