Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quarta-feira (27/10) a convocação dos atletas que representarão o País na modalidade na 1ª edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior (sub-23), marcados para o período de 25 de novembro a 5 de dezembro, na cidade de Cáli, na Colômbia. O torneio de atletismo será disputado no Estádio Pascual Guerrero no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.
A delegação completa, com representantes dos demais esportes, será fechada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que lembra que a competição multiesportiva abre o novo ciclo para Paris-2024. Os ganhadores do ouro em Cáli garantem vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, no Chile, independentemente do número de atletas fixado por prova na competição.
A CBAt convocou 62 atletas – 32 no feminino e 30 no feminino – que alcançaram os índices exigidos pela organização do evento. “Mais uma vez, com toda a transparência, fizemos o anúncio on-line e saudamos todos os atletas, treinadores e clubes”, disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos. “Repito que essa é a base para os Jogos de Paris e temos no ano que vem o Mundial de Oregon, nos Estados Unidos", prosseguiu. "Desejamos sempre boa sorte a todos os atletas e estamos sempre na torcida."
O presidente destacou o número bem parecido de atletas, nos gêneros masculino e feminino e lembrando que todas as regiões do País terão representantes na delegação brasileira, o que “mostra a capilaridade do atletismo”. "Tenho certeza de que teremos bons resultados nesse Pan."
Wlamir anunciou a convocação da seleção de Brasília, onde teve várias reuniões nesta terça e quarta-feiras, já tratando da renovação do contrato da Loterias Caixa até 2024, entre muitas outros assuntos importantes para atletismo brasileiro. "Isso dará segurança e tranquilidade para que possamos fazer um planejamento até Paris-2024", disse Wlamir, acrescentando que o objetivo é aumentar de 60 para 120, em 2022, o número de Centros de Formação do Atletismo existentes no Brasil, também com recursos do contrato com as Loterias Caixa.
Outra boa notícia dada pelo presidente da CBAt é que a partir de 2022 os três primeiros colocados nas provas individuais do Ranking Brasileiro Sub-23 terão direito à Bolsa Atleta da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal. "A CBAt trabalhou arduamente para conseguir a Bolsa Atleta para os três primeiros colocados do Ranking. De forma que o Pan também é mais uma oportunidade para os atletas buscarem os seus melhores resultados", acrescentou Wlamir.
Os convocados
Feminino
Gabriela Silva Mourão (CT Maranhão-MA) – 100 m
Lorraine Martins (Pinheiros-SP) – 100 m
Tiffani Marinho (Orcampi-SP) – 200 m – 400 m
Letícia Maria Nonato Lima (CT Maranhão-MA) – 200 m
Maria Victória de Sena (APA-SP) – 400 m
Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) – 100 m c/barreiras
Ketiley Batista (ASPMP-SP) – 100 m c/barreiras
Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) – 400 m c/barreiras
Marlene Ewellyn dos Santos (Orcampi-SP) – 400 m c/barreiras
Isabelle Cristina de Almeida (ASA Sorriso-MT) – 800 m – 1.500 m Gabriela Tardivo (IPEC-PR) - 1.500 m – 3.000 m c/obstáculos
Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) – 5.000 m – 10.000 m
Mirelle Leite (AAPD-PE) – 5.000 m – 3.000 m c/obstáculos
Fabrícia Ester Stedille (ACA-SC) - 10.000 m
Arielly Kailayne Rodrigues (Rondonópolis-MT) – altura
Gabriela Araújo Gil de Sá (ASEMPAR/Paranavaí-PR) – altura
Isabel Demarco de Quadros (Orcampi-SP) – vara
Sophia Laura do Amaral Salvi (Centro Olímpico-SP) – vara
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) – distância
Thainá Guerino Fernandes (MEM-SP) – distância
Nerisnelia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT) - triplo
Maria Vitória Quirino de Queiroz (Vasco da Gama-RJ) – triplo
Maria Fernanda Rodrigues de Aviz (Curitiba-SMEL-PR) – peso
Milena Jaqueline Sens (ACARISUL-SC) – peso
Valquíria Aparecida Meurer (IEMA-SP) – disco
Ingrid Iohanna Martins (AAPD-PE) – disco
Deisiane Teixeira (APA-SP) – dardo
Bruna Vieira de Jesus (ADAC-MS) – dardo
Ana Caroline Miguel da Silva (APCEF-MG) – martelo
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) - 20.000 m marcha
Larissa Roberta Macena (Orcampi-SP) – heptatlo
Naiuri Rigo Krein (AABLU-SC) – heptatlo
Masculino
Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) – 100 m
Lucas Rodrigues da Silva (CT Maranhão-MA) – 100 m – 200 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) – 200 m
Alison dos Santos (Pinheiros-SP) – 400 m – 400 m c/barreiras
João Henrique Falcão (CT Maranhão-MA) – 400 m
Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) – 110 m c/barreiras
José Fernando Ferreira Santana (AAPD-PE) – 110 m c/barreiras –decatlo
Caio Almeida Teixeira (Centro Olímpico-SP) – 400 m c/barreiras
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) – 800 m – 1500 m
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP) – 800 m
Miguel Lopes Hidalgo (Pinheiros-SP) - 5.000 m
Fabio Jesus Correia (SPFC-SP) – 5.000 m – 10.000 m
Juliano de Araújo (CARN-RN) – 10.000m
Natan Nepomuceno (GE Alta Velocidade-SP) – 3.000 m c/obstáculos
Vinícius de Carvalho Alves (Orcampi-SP) – 3.000 m c/obstáculos
Elton Junio Petronilho (Pinheiros-SP) – altura
Jimmy Jhon da Silva Lopes (Jaraguá do Sul-SC) – altura
Lucca Leonardo Radhuany (IEMA-SP) – vara
Gabriel Luiz Boza (APA-SP) – distância
Weslley Bevilaqua Beraldo (ASEMPAR/Paranavaí-PR) – distância
Michael do Nascimento Agostinho (AABLU-SC) – triplo
Marcelo Garcia Lopes (AAAMA-SP) – peso
Alan Christian de Falchi (ADC São Bernardo-SP) – disco
Luís Fábio da Cruz Rodrigues (CT Maranhão-MA) – disco
Luiz Mauricio Dias da Silva (UFJF-MG) –dardo
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance-AM) - dardo
Alencar Chagas Pereira (UCA-SC) – martelo
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20.000 m marcha
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR) – 20.000 m marcha
Jonathan da Silva (ASPMP-SP) - decatlo
O COB informou que realizará ações preventivas para a detecção da COVID-19, além das exigidas pelos organizadores do evento. Os componentes da missão brasileira farão testes RT-PCR cinco e dois dias antes da viagem, seguindo a recomendação da organização, além de um teste de antígeno horas antes do embarque, de acordo com protocolo próprio do COB.
Em Cáli, todos serão testados novamente em até 24 horas após a chegada. Depois disso, haverá testes a cada quatro dias. Ainda assim, o COB levará uma quantidade própria de testes de antígeno, fruto de acordo com a Fiocruz e o Ministério da Saúde, para serem utilizados a partir de recomendações médicas. Em transportes públicos e na viagem de avião será recomendada a utilização de máscaras N95.
Os Jogos Pan-Americanos Júnior reunirão cerca de 3.500 atletas, de 41 países, em 39 modalidades. A cidade de Cáli será a sede principal e terá como subsedes: Jamundí, Yumbo, Palmira, Buga, Calima e Barranquilla.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)