Bragança Paulista – A campeã olímpica do salto em distância nos Jogos de Pequim-2008, Maurren Maggi, e o medalhista olímpico no revezamento 4x100 m em Atlanta-1996 (bronze) e em Sydney-2000 (prata), André Domingos da Silva, são os representantes do atletismo entre os embaixadores nos Jogos Escolares Brasileiros, que termina nesta sexta-feira (5/11) no Rio de Janeiro (RJ).
A competição voltou a ser realizada depois de 17 anos, reunindo mais de seis mil alunos-atletas, das 27 unidades da federação, entre 12 e 14 anos. A organização é da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal.
“Estou muito feliz em fazer parte deste evento. Não paro o dia todo indo de uma instalação para outra acompanhando as competições. É um esforço grande, mas que me deixa muito feliz”, disse Maurren Maggi.
A campeã olímpica fez questão de ver a final do salto em distância feminino, por exemplo, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), instalação da Marinha, no Rio. “Foi muito bom interagir com as atletas. Esta competição é fundamental para despertar a atenção dos jovens para o esporte. Eu mesma comecei assim no esporte escolar.”
"Foi maravilhoso. Essa iniciativa da secretaria de Esportes, do Marcelo Magalhães, é um estímulo para as crianças e para e esporte nas escolas", comentou André Domingos. "Voltar 17 anos depois, no Rio, na sede da Olimpíada, é muito bom. E as crianças curtiram muito fazer coisas diferentes", disse André, que fez fotos e vídeos com os atletas e professores, deu autógrafos, participou das cerimônias de entrega de medalhas, estimulou e conversou com as crianças. "Eles queriam saber das nossas histórias e das nossas medalhas olímpicas", comentou.
A competição, aberta no dia 29 de outubro, está reunindo atletas em 17 modalidades esportivas, a grande maioria no Parque Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. “O esporte de alto rendimento de fato é a grande vitrine. Mas para que o topo da pirâmide seja forte é preciso fazer como as 10 principais potências olímpicas do mundo: investir na base escolar e universitária”, defende o ex-árbitro de futebol Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O Governo Federal repassou R$ 17,9 milhões para o evento. Os recursos estão sendo usados no transporte, hospedagem e alimentação de todas as delegações, além da aquisição de materiais esportivos, contratação de árbitros, delegados e responsáveis pela área médica e medidas sanitárias.
Para o ano que vem, os JEB’s serão classificatórios para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em 2022 no Brasil. Em 2023, os Jogos Mundiais Escolares Sub-15 também serão disputados no Rio de Janeiro.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)