Bragança Paulista - O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos cumpriu uma extensa agenda em Brasília, Distrito Federal, envolvendo temas importantes para o atletismo e o esporte nacional, de grande interesse para a comunidade atlética como a Lei Pelé, a Bolsa Atleta e a parceria de 20 anos com a Caixa, agora por meio das Loterias Caixa.
Na quarta-feira (3/11), Wlamir participou de mais uma audiência na Câmara dos Deputados para debater a Lei 9.615/98, a Lei Pelé, ao lado do deputado e ex-nadador Luís Lima e de Ricardo Vidal, assessor de Relações Institucionais da CBAt em Brasília. Wlamir apresentou a filosofia e ações da atual gestão da CBAt, fez solicitações referentes a arbitragem, falou sobre a liberação da arbitragem para trabalhos em eventos no Brasil e o pagamento realizado aos árbitros. E ainda sobre os permits - autorizações das Federações para a realização de corridas de rua em vias públicas.
Na quinta-feira (4/11), o assunto foi o Programa Bolsa Atleta, em reunião realizada na Secretaria Nacional de Alto Rendimento, com Mosiah Brentano Rodrigues, coordenador-geral do Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte, Cláudio Castilho, diretor executivo, e Ricardo Vidal, ambos pela CBAt.
O tema central foi a ampliação da parceria e a conscientização dos atletas sobre a abrangência do benefício Bolsa Atleta. Foram levantadas a possibilidade de se criar uma agenda de ações conjuntas entre o Programa Bolsa Atleta e CBAt com foco no atletismo. A importância do programa é reforçada pelos números - o orçamento do Bolsa Atleta para o atletismo é de R$ 6,7 milhões de um total de 97 milhões e das 507 possíveis Bolsas disponibilizadas, 500 foram preenchidas. A CBAt deixou convite ao ex-ginasta Mosiah Rodrigues para uma visita a sede da entidade e ao Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.
Na quinta-feira (4/11) a agenda da CBAt ainda teve uma visita de cortesia do campeão olímpico Joaquim Cruz, que veio ao Brasil por uma semana, do presidente Wlamir Motta Campos, de Cláudio Castilho e Ricardo Vidal, a representantes da Caixa e Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo nacional. Joaquim falou de sua parceria com a Caixa, por meio do Instituto Joaquim Cruz, do patrocínio a CBAt e ao atletismo brasileiro, do enfoque nas ações sociais nos patrocínios para os esportes e entregou o livro Matador de Dragão, sobre sua história autografado, direcionado ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
A semana também teve reunião na quinta-feira (4/11), entre o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), representado por Ricardo Avellar, e a CBAt, por Claudio Castilho e Ricardo Vidal. As conversas tiveram o objetivo de aprimorar as relações entre as entidades e otimizar projetos atuais e futuros. Um dos pontos de destaque foi a abordagem sobre o Programa dos Centros de Formação, os "Centrinhos", de capacitar as gestões de instituições para obtenção de recursos públicos(CBC, LIE, Emendas Parlamentares etc) e privados.
"Hoje vemos que várias coisas dependem de normas legais e temos de estar antenados nisso. E é muito legal a credibilidade da CBAt que tem sido chamada para as audiências públicas da Lei Pelé", afirmou Wlamir Motta Campos. "Foi muito importante essa agenda com o CBC, bem como a afinação com o Mosiah Rodrigues com relação ao Bolsa Atleta, com aquilo que já havíamos firmado compromisso. Esta agenda mostra a responsabilidade e o profissionalismo com que a CBAt vem conduzindo as coisas e que não tem resultado sem trabalho", completou Wlamir.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)